Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Estudo mostra que beber água dá mesmo prazer que fazer sexo

Pesquisa sobre água foi realizada por meio de experimentos com camundongos de laboratório da Universidade da Califórnia
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação/Pexels)

Mundo – O bem-estar e prazer que as pessoas sentem após transar também podem aparecer depois de tomar água, segundo uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia. Isso porque fazer atividades como beber água e fazer sexo fazem com que o cérebro libere dopamina, hormônio responsável pelo prazer e humor.

Uma análise da ingestão de água em camundongos com sede, realizada pelos pesquisadores da Universidade, revelou que certa parte do cérebro liberou dopamina em resposta à hidratação.

Os experimentos deixaram os camundongos restritos à ingestão de água. Quando o líquido foi liberado, os cientistas monitoraram as ondas cerebrais que vinham da área tegmental ventral (VTA). Esse é um meio de medir quanta do hormônio é produzido. Como esperado, os níveis de produção de dopamina aumentaram assim que os ratinhos começaram a beber. 

O experimento foi repetido, mas, desta vez, com adicional de sal à água. Desse jeito foi notado que o aumento na dopamina foi muito menor.

Após vários experimentos, foi percebido que os camundongos começaram a escolher a água que estava sem sal, o que indica que a produção de dopamina no VTA ajuda os camundongos a aprender qual líquido beber ou qual comida comer.

A dopamina é liberada durante o sexo ou quando uma pessoa come algo que gosta, principalmente alimentos doces ou gordurosos. Agora, a novidade é que os pesquisadores descobriram que o cérebro libera dopamina, também, quando o órgão está hidratado.

De todas as substâncias químicas no cérebro, a dopamina é uma das mais complexas e está associada a sensações positivas como motivação, luxúria, prazer, vício, euforia e concentração. Confira, abaixo, algumas das formas mais práticas de liberar dopamina: comer proteína, evitar gordura saturada, consumir probióticos, comer feijão-da-flórida, praticar yoga, dormir o suficiente, ouvir música e meditação.

LEIA MAIS:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário