Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Ex-combatente brasileiro da 2ª Guerra Mundial é vacinado contra a Covid-19, aos 99 anos

Ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, Miguel Garofalo, de 99 anos, foi vacinado contra a Covid-19 neste último sábado (6) em Santo André, na Grande SP
Especial Publicitário
Ex-combatente brasileiro da 2ª Guerra Mundial é vacinado contra a Covid-19, aos 99 anos
Ex-combatente brasileiro da 2ª Guerra Mundial é vacinado contra a Covid-19, aos 99 anos

Ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, Miguel Garofalo, de 99 anos, foi vacinado contra a Covid-19 neste último sábado (6) em Santo André, na Grande SP.

Miguel Garofalo é um ex-combatente que participou da famosa ‘Batalha de Monte Castello’, no Norte da Itália, em 1944, onde foi ferido nas costas e nos braços pelas tropas alemãs de Hitler. Para a filha dele, a chegada da vacina em Santo André “é como se ele tivesse vencendo uma 3ª Guerra Mundial”.

Integrante da tropa de pracinhas brasileiros que lutaram na Itália ao lado das tropas aliadas — formada por Estados Unidos, França e Inglaterra—, Garofalo estava desde o início da pandemia em casa, sem poder ter contato com netos e bisnetos, por causa do perigo da doença.

“É uma alegria para nós essa vacinação, porque ele sente muita falta da família e das tardes de pescaria com os netos e amigos. Todo mundo está muito feliz com mais essa vitória do meu pai. É como se ele tivesse vencendo uma Terceira Guerra Mundial”, disse a filha Marisa Garofalo, que vive com o pai no ABC Paulista.

Miguel Garofalo participou da famosa Batalha de Monte Castello, no Norte da Itália, que impediu o avanço do exército alemão de Adolf Hitler para o resto da Europa, em 1944.

Além de ter sido uma dos últimos conflitos da 2ª Guerra em solo italiano naquele ano, a Batalha de Monte Castello também é famosa por ter contado com a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

A FEB teve cerca de 417 baixas naquele conflito, entre mortos, feridos e desaparecidos. E Garofalo foi um desses soldados feridos pelos soldados inimigos, atingido por estilhaços de granadas nas costas e no braço.

Para voltar ao Brasil, Miguel Garofalo passou por uma longa recuperação em um hospital de campanha italiano, mesmo depois do fim do conflito mundial, que terminou em 07 de maio de 1945.

O Ex-combatente ainda ficou internado vários meses em um hospital militar do Rio de Janeiro e sempre narra, aos netos e bisnetos, que recebeu a visita pessoal do então presidente da República, Getúlio Vargas.

“Meu pai é um sobrevivente de guerra de verdade. Foi um longo período de internação depois do conflito na Itália. E esse período de quarentena longe da família também abalou muito ele. Foi uma longa batalha até essa vacina chegar. Apesar do Alzheimer em estágio inicial, ele é ativo, gosta de conversar, pescar e ver os amigos e a família. Então, não foi fácil esse período de quarentena. E por isso esse sábado está sendo tão feliz pra nós todos”, afirmou a filha.

Com informações via G1
Foto: Divulgação

Leia também: Chefe do Comando Estratégico dos EUA afirma que guerra nuclear envolvendo Rússia e China é uma ‘possibilidade real’

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário