quinta-feira,

02 maio 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, se manifesta sobre suspensão de jogo

Arhtur Neto também destacou que "além da situação vergonhosa da argentina, havia torcedores na arquibancada sem máscaras e a seleção brasileira ainda improvisou um treino
Especial Publicitário
Ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, se manifesta sobre suspensão de jogo
Foto: Divulgação

Manaus – Considerado o país do futebol, na tarde deste domingo (5), não houve quem não ficasse revoltado com a partida suspensa entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, após 5 minutos do início da partida.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) paralisou o jogo, e logo em seguida, o árbitro decidiu encerrar a partida, após consulta dos passaportes dos quatro jogadores envolvidos. Eles não cumpriram a regra para entrada de viajantes em solo brasileiro, prevista na Portaria Interministerial nº 655, de 2021”, conforme a Anvisa.

Ainda conforme a Anvisa, os jogadores teriam descumprido as regras sanitárias brasileiras segundo as quais “viajantes estrangeiros que tenham passagem, nos últimos 14 dias, pelo Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia, estão impedidos de ingressar no Brasil”. Diante da situação, há possibilidades de os jogadores serem deportados do país.

Para o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que utilizou o Twitter para expressar sua indignação, uma série de equívocos ocorreram para que fosse suspensa a partida entre o jogo do Brasil e Argentina. Arthur Neto disse que esse é um dos maiorres clássicos sul-americano e um dos grandes clássicos mundiais, logo, deveriam ter sido verificados todos os protocolos, inclusive, se os quatro jogadores responsáveis pelo cancelamento do jogo teriam feito a quarentena obrigatória para evitar a transmitição da Covid-19 a outros.

“Se o medo era de não espalhar a variante delta no país, imaginem com quantas pessoas esses atletas tiveram contato desde a chegada no Brasil até a entrada em campo? O motivo? 4 jogadores argentinos violaram regras sanitárias ao entrar no país sem comunicar que passaram pela Inglaterra, onde jogam”, salienta Arhtur Neto.

O diplomata e político amazonense Arhtur Neto também destacou que “além da situação vergonhosa da argentina, havia torcedores na arquibancada sem máscaras e a seleção brasileira ainda improvisou um treino. Com isso tudo, só relembro a frase imortal do grande Nelson Rodrigues: “subdesenvolvimento não se improvisa; é obra de séculos”, assevera.

O jogo estava previsto para começar às 16h na Neo Química Arena, em São Paulo pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. O Brasil lidera a competição de forma isolada com 21 pontos.

Anvisa

Conforme a Anvisa, os atletas descumpriram a quarentena obrigatória ao chegaram ao Brasil em voo de Caracas/Venezuela com destino a Guarulhos. E considera a situação “risco sanitário grave”, motivo pelo qual orientou as autoridades em saúde locais “a determinarem a imediata quarentena dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro”.

Mesmo sem as identidades reveladas, Emiliano Martinez e Emiliano Buendia, do Aston Villa (Inglaterra), entraram em campo contra o Brentford no dia 28 de agosto, enquanto Lo Celso e Cristian Romero, do Tottenham (Inglaterra) ficaram no banco contra Watford no dia seguinte. Os quatro declararam que não estiveram nos últimos 14 dias no Reino Unido.

Conmebol

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) publicou em suas redes sociais que o árbitro encerrou a partida entre Brasil e Argentina e a partida está suspensa. O árbitro e um comissário da partida levarão um relatório à Comissão Disciplinar da Fifa, que determinará quais serão os próximos passos. “Estes procedimentos seguem estritamente as regulamentações vigentes”, informou a entidade.

“As Eliminatórias da Copa do Mundo são uma competição da Fifa. Todas as decisões que se tratam da sua organização e e o desenvolvimento são poderes exclusivos dessa instituição.”

Em nota, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamentou profundamente o ocorrido. “A CBF defende a implementação dos mais rigorosos protocolos sanitários e os cumpre na sua integralidade. Porém ressalta que ficou absolutamente surpresa com o momento em que a ação da Agência Nacional da Vigilância Sanitária ocorreu, com a partida já tendo sido iniciada, visto que a Anvisa poderia ter exercido sua atividade de forma muito mais adequada nos vários momentos e dias anteriores ao jogo.”

Na nota, a CBF informe que que em nenhum momento, o presidente interino da entidade, Ednaldo Rodrigues, ou outro dirigente da confederação, interferiu em qualquer "ponto relativo ao protocolo sanitário estabelecido pelas autoridades brasileiras para a entrada de pessoas no país". "O papel da CBF foi sempre na tentativa de promover o entendimento entre as entidades envolvidas para que os protocolos sanitários pudessem ser cumpridos a contento e o jogo fosse realizado.”

Vídeo mostra argentinos deixando Arena Corinthians rumo ao aeroporto

Flávio Bolsonaro

Flávio Bolsonaro também se manifestou e pede punição para a Argentina.

O parlamentar acredita que o feito foi proposital, portanto, os envolvidos devem ser “severamente punidos”, pois, sabiam que estavam burlando o protocolo brasileiro.

Leia também:

Anvisa determina que quatro jogadores argentinos sejam deportados do Brasil: Conmebol e CBF protestam

Anvisa interrompe jogo do Brasil e Argentina e entra em campo: “Por que não autuaram antes?”

Brasil x Argentina é suspenso; Fifa decide sobre a partida, diz Conmebol

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata