quinta-feira,

02 maio 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

,

Fake News crescem em meio à pandemia e deputados cobram estrutura para delegacia especializada

No Amazonas, uma das demandas levantas para o combate e apuração dos casos de Fake News foi a criação de uma Delegacia Especializada
Especial Publicitário
Fake News crescem em meio à pandemia e deputados cobram estrutura para delegacia especializada
Fake News crescem em meio à pandemia e deputados cobram estrutura para delegacia especializada

Em sessão especial híbrida e remota no dia Estadual da Conscientização e Combate a Fake News que ocorreu nesta quinta-feira (25), presidida pelo atual vice-presidente da Assembleia Legislativa Carlinhos Bessa (PV) e convocada pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT), colocou em debate o papel das notícias falsa e sua periculosidade em meio ao cenário da pandemia da Covid-19.

Fake News na Pandemia

Uma pesquisa pela Avaaz aponta que sete em cada dez internautas brasileiros, cerca de 100 milhões de pessoas, acreditam em ao menos uma notícia falsa a respeito da pandemia de coronavírus.

Segundo o estudo, 6 em cada 10 internautas receberam as fake news pelo WhatsApp. O Facebook é a segunda plataforma com maior propagação de notícias falsas, com 5 em cada 10 internautas recebendo fake news pela rede social. “Mais preocupante ainda é que 110 milhões de brasileiros acreditam em ao menos uma notícia falsa que afeta as decisões”, afirmou Laura Moraes, coordenadora de campanhas da Avaaz.

No Amazonas, entre Fevereiro de 2020 até Fevereiro de 2021 foram registradas mais de 60 boletins de ocorrência onde o termo Fake News aparece na descrição da ocorrência, sendo maio de 2020 o mês que mais houve registro.

Notícias Falsas nas Eleições

Nas últimas eleições de 2020, os registros em Ata Notarial, feita nos Cartórios de Notas do Amazonas para fazer prova sobre determinado fato ou situação, registrou crescimento de 183% na comparação entre o mês de outubro das eleições de 2020 e o pleito de outubro de 2014, primeiro ano de ataques virtuais eleitorais no País.

Delegacia Especializada

No Amazonas, uma das demandas levantas para o combate e apuração dos casos de Fake News foi a criação de uma Delegacia Especializada. que surgiria da fragmentação da atual Delegacia Especializada em Repreensão a Crimes Cibernéticos.

Dos crimes que seriam apurados em decorrências às notícias falsas, a nova delegacia combateria crimes cibernéticos, injúria, calúnia e difamação. ameaças e outros.

“A delegacia especializada em crimes cibernéticos recebe uma média de 500 a 600 boletins de ocorrência diários que aumentaram sobretudo no cenário pandêmico e que o trabalho de um novo setor ajudaria a aliviar a apuração destas demandas”, salientou o Delegado Heron Ferreira da Silva.

Leia também: Bolsonaro se reúne com Lira e diz que ‘não tem problema nenhum’ entre eles

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata