Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Familiares de Ozeas Bentes, artista do Caprichoso, pedem ajuda nesse tempo de pandemia

Com suspeita de Covid-19, Ozeas Bentes está com a saúde debilitada e precisa de ajuda com alimentação. Mais informações ligar para o número (92) 99369-3437.
Especial Publicitário
ozeas bentes

Foto: Alexandre Teixeira Vieira

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) continua causando inúmeros impactos negativos para o Amazonas. Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), o Estado registrou 1.365 novos casos nas últimas 24 horas, totalizando 17.181 casos confirmados por Covid-19, sendo 9.410 em Manaus e 7.771 no interior.

Diversos eventos foram suspensos ou cancelados seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, entre eles, as festas que antecedem o Festival Folclórico de Parintins, uma das maiores manifestações culturais a céu aberto do mundo.

Neste mesmo período os artistas de Caprichoso e Garantido estão nos galpões confeccionando alegorias, mas, devido a pandemia, as atividades precisaram ser suspensas. Por conta dessa dificuldade, os familiares de Ozeas Bentes da Silva, artista plástico do Boi Caprichoso, pedem ajuda no período de pandemia.

Ozeas está com o estado de saúde bastante delicado, chegando a ter seus pulmões comprometidos. Sinara Carvalho, esposa do artista, relatou ao Portal Tucumã que há dois ele vem apresentando melhoras no seu estado de saúde.

“Ele passou por situações bem agravantes, mas ele apresentou uma melhora. Neste momento é Deus quem está fazendo a obra. A primeira dosagem (das medicações que vem tomando) não teve efeito, mas a segunda dosagem vem agindo no organismo dele. Os medicamentos vão terminar sábado e dia 26 vamos bater um novo Raio-X”, contou Sinara.

Boi Caprichoso
Ozeas Bentes é um dos artistas mais reconhecidos de Parintins. Foto: Divulgação

Sinara contou que Ozeas não consegue falar, e, quando consegue, fica cansado rapidamente. Ainda não há certeza, mas ao que tudo indica, Ozeas seja portador da Covid-19. A família aguarda a entrega dos exames.

Mudança de rotina

A rotina da família mudou da água para o vinho por conta do estado de saúde de Ozeas Bentes. Sinara diz que os últimos dias têm sido bastante cansativos, mas espera que dias melhores virão.

“Essa luta tá sendo muito grande e cansativa. A nossa rotina mudou bastante, tem sido difícil, mas Deus acima de tudo. Meu esforço e das minhas filhas tem valido a pena”, conta.

Ela relata que os medicamentos repassados pela equipe médica são utilizados para o tratamento do coronavírus.

“Ozeas vem tomando dois remédios que são indicados para covid e remédios para verme. O Anita vermequitina, xarope antibiótico e vitamina. Além disso, também foram repassados remédios caseiros, como chá de limão com alho e jambu , e suco de limão”, conta.

Do Boi-Bumbá, Oséas Bentes assume alegorias da Mocidade do Coroado ...
Ele também trabalhou no carnaval de Manaus por escolas como Mocidade Independente de Aparecida e Coroado. Foto: Eraldo Lopes

Ajuda

Sinara contou que a diretoria do Boi Caprichoso, em nome do presidente Jender Lobato e do vice-presidente Karu Carvalho, procuraram a família de Ozeas Bentes para ajudá-lo nesse momento difícil.

O grupo Artistas de Parintins, representado por Juarez Lima, também está se mobilizando para ajudar Ozeas.

Ozeas precisa de ajuda com alimentação, pois, segundo Sinara, os medicamentos estão em dia. Quem deseja colaborar, basta entrar em contato com ela pelos números (92) 9449-7160 ou (92) 99369-3437. Se preferir, pode fazer um depósito na conta do artista.

Foto: Reprodução/WhatsApp

Sobre Ozeas Bentes

Natural de Parintins, Ozeas Bentes começou sua trajetória no Festival Folclórico de Parintins sendo destaque do Boi Caprichoso, no início dos anos 1990.

Ele já produziu figura típica regional, lenda amazônica e exaltação folclórica, mas seu ponto é o ritual indígena. Bentes ficou conhecido “mestre dos rituais”, apelido que ganhou pela aparição de suas alegorias com esculturas gigantes e efeitos de pirotecnia, sempre ganhando nota 10 dos jurados.

Também trabalhou no Boi Garantido em 2018 e 2019, mas retornou ao Caprichoso e faz parte do time de ritual do boi azul.

Por João Paulo Castro

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário