Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

‘Faxina na Funai’: 38 exonerações por ordem da Casa Civil da presidência da república

Movimento foi apelidado de “desbolsonarização” da Funai
Especial Publicitário
(Foto:Walterson Rosa/Agência Brasil)

Brasil – Trinta e oito funcionários da Funai foram exonerados na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a ordem veio da administração da Casa Civil da Presidência da República. A publicação do Diário Oficial da União (DOU), saiu na noite de segunda-feira (23). Além das exonerações, houve ainda cinco dispensas e uma nomeação.

As substituições dos responsáveis da fundação aconteceram em meio à trágica situação do povo Yanomami, que tem sido assolado pelo garimpo ilegal, desnutrição e doenças.

As trocas de assessores comissionados da administração federal de servidores foram assinadas pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. O movimento, de acordo com ele, foi apelidado de “desbolsonarização” da Funai. Segundo o ministro, isso vai ocorrer em todas as pastas, independentemente de serem quadros civis ou militares.

Segundo Rui Costa, desde que o atual governo assumiu, vem acontecido um número grande de troca de pessoas e assim deve seguir. Essas trocas mais intensas a partir do dia 23, quando roda a chave no sistema para que os novos ministérios passem a existir nos sistemas eletrônicos e digitais do governo.

Leia também:

Brasil – A Urihi Associação Yanomami divulgou uma nota informando o falecimento de uma indígena cuja foto foi divulgada recentemente para atentar a respeito da situação de desnutrição do povo Yanomami. Por questões culturais, a organização pediu que a imagem não seja compartilhada.

De acordo com a nota, a cultura Yanomami prevê que, após o falecimento, não se pronuncie o nome da pessoa, se queimem todos os seus pertences e não se permita que fotografias sejam divulgadas. A imagem mostrava uma idosa desnutrida.

A situação de desnutrição e precariedade de vida dos Yanomamis é decorrente da exploração ilegal de garimpo, que traz consigo doenças infecciosas e assassinatos, além da falta de assistência em saúde.

Para continuar acesse:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário