Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Yanomami que teve foto divulgada morre de desnutrição grave

Por questões culturais a organização pediu que a imagem não seja compartilhada
Especial Publicitário
(Foto: Ricado stukert/Agência Brasil)

Brasil – A Urihi Associação Yanomami divulgou uma nota informando o falecimento de uma indígena cuja foto foi divulgada recentemente para atentar a respeito da situação de desnutrição do povo Yanomami. Por questões culturais, a organização pediu que a imagem não seja compartilhada.

De acordo com a nota, a cultura Yanomami prevê que, após o falecimento, não se pronuncie o nome da pessoa, se queimem todos os seus pertences e não se permita que fotografias sejam divulgadas. A imagem mostrava uma idosa desnutrida.

A situação de desnutrição e precariedade de vida dos Yanomamis é decorrente da exploração ilegal de garimpo, que traz consigo doenças infecciosas e assassinatos, além da falta de assistência em saúde.

Na última quarta-feira (18), uma equipe do Ministério da Saúde se direcionou ao estado de Roraima para fazer um diagnóstico da situação. A pasta informou que, após o levantamento, serão definidas “ações imediatas para superar a crise sanitária” pela qual passa a população local.

É necessário ressaltar a importância de se respeitar as tradições e costumes dos povos indígenas, e de se tomar medidas para combater atividades ilegais que prejudicam gravemente a vida e a saúde dessas comunidades.

Leia também:

Brasil – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou um vídeo, neste domingo (30/5), em que aparece conversando com indígenas Yanomamis em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Durante o encontro, que ocorreu na quinta-feira (27/5), o presidente falou sobre mineração em terras indígenas.

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário