Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Fim do mundo? Vírus ‘zumbi’ ressuscita após 50 mil anos; entenda

Após passar duas semanas nas margens do Rio Kolyma, o especialista concluiu que o fenômeno se dá por conta do aquecimento global
Especial Publicitário
(Foto: Jean-Michel Claverie/IGS/CNRS-AMU)

Mundo – O virologista Jean-Michel Claverie descobriu que um vírus zumbis “ressuscitou” cerca de 50 mil anos depois de sua última aparição, na Rússia.

Após passar duas semanas nas margens do Rio Kolyma, o especialista concluiu que o fenômeno se dá por conta do aquecimento global.

Em 2022, Claverie revelou que encontrou vírus semelhantes aos de quase 50 mil anos, encontrados nas camadas profundas do Permafrost, um tipo de solo formado por gelo, rocha, sedimentos e que armazena uma grande quantidade de carbono. Sua equipe, então, extraiu e concluiu que todos eram infecciosos.

“Com a mudança climática, estamos acostumados a pensar nos perigos vindos do sul”, disse Claverie, em referência à disseminação de doenças transmitidas por vetores de regiões tropicais mais quentes. Agora, percebemos que pode haver algum perigo vindo do norte, à medida que o permafrost descongela e libera micróbios, bactérias e vírus”, comentou o virologista.

A pesquisa indica o potencial de vírus antigos se tornarem uma ameaça à saúde humana.

Leia também:

Mundo – Um estado Sul da Índia está tentando conter um surto do vírus Nipah depois de duas pessoas terem morrido devido à doença que é considerada rara e muita das vezes mortal.

Por conta do vírus, escolas, escritórios e transportes públicos foram fechados para evitar o maior número de contaminação. A doença é transmitida por morcegos e porcos, que causa uma febre.

Leia mais:

Saiba qual vírus está atacando o continente africano

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário