Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Força Nacional é autorizada pelo Ministério da Justiça a apoiar ações do Ibama na Amazônia

A Força Nacional de Segurança Pública prestará apoio ao Ibama na região da Amazônia Legal; foi o que autorizou o Ministério da Justiça
Especial Publicitário
Força Nacional é autorizada pelo Ministério da Justiça a apoiar ações do Ibama na Amazônia
Força Nacional é autorizada pelo Ministério da Justiça a apoiar ações do Ibama na Amazônia

O emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Ibama, na Amazônia Legal, foi autorizado pelo Ministério da Justiça. A portaria com a autorização está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29).

A Força Nacional deverá atuar nas ações de fiscalização e de repressão ao desmatamento ilegal e demais crimes ambientais, e de combate aos incêndios florestais e queimadas, na área que compreende a Amazônia Legal, em atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, por 260 dias. O prazo do apoio poderá ser prorrogado se houver solicitação.

A Amazônia Legal é uma região de mais de 5 milhões de quilômetros quadrados. Inclui todos os territórios dos Estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Acre, Tocantins, Mato Grosso, além de parte do Maranhão.

Em nota, o ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres afirmou que a Força Nacional será muito importante para os trabalhos de campo na área. “O trabalho integrado garante mais assertividade no enfrentamento a qualquer tipo de atividade ilegal que atinja o meio ambiente”, disse.

A Força Nacional já é utilizada na Amazônia Legal, mas em apoio ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade). Em 13 de abril, a presença dos agentes foi prorrogada por 180 dias, depois que o prazo de 1 ano do uso das forças venceu.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, os agentes atuam na proteção das unidades de conservação federais da Amazônia contra o desmatamento e a extração ilegal de minério e madeira na região. A operação visa ainda ao apoio logístico dos agentes de segurança ao ICMBio.

Com informações via Estadão
Foto: Divulgação

Leia também: Saiba quais os ex-BBBs que se negaram a participar do documentário de Karol Conká na Globoplay

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário