Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Governador do AM apresenta plano para combate a queimadas no estado

Operação Aceiro 2023 inicia hoje e integra a Operação Tamoitotatá 3; Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a atuação da Força Nacional de Segurança em municípios do estado
Especial Publicitário
Amazonas, Queimadas, Inpe
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Manaus (AM) – Nesta segunda-feira (10), o governador Wilson Lima, apresentou o planejamento as primeiras ações do Governo do Amazonas neste início do período de estiagem (seca) para conter focos de incêndio, em especial na região Sul do estado conhecida como “arco de fogo”.

O reforço do Governo do Estado virá com a Operação Aceiro 2023, que inicia hoje e integra a Operação Tamoitotatá 3 – uma força-tarefa que integra órgãos de segurança pública e de meio ambiente na repressão a crimes ambientais em áreas críticas de desmatamento e queimadas.

Atendendo a pedido do governador Wilson Lima, o Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou, na última quinta-feira (06/07), a atuação da Força Nacional de Segurança Pública, por até 90 dias, em Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Manicoré. Esses municípios, onde há uma parcela maior de áreas federais, concentram a maior parte dos incêndios florestais do estado.

Inaugurado pelo governador em novembro de 2021, o Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas do Ipaam possui tecnologia de ponta com uso de imagens de satélites. O centro reforçou os trabalhos de fiscalização e monitoramento de desmatamento e queimadas ilegais e agilidade a processos de licenciamento e vistorias ambientais no Amazonas.

Reforço

Nesta segunda-feira, embarca para municípios do Sul do estado uma tropa do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, com 74 bombeiros militares e dez viaturas, como parte da primeira fase da Operação Aceiro 2023, reforçando o combate a incêndios florestais.

De janeiro ao dia dois de julho deste ano, a Amazônia Legal registrou 14.079 focos de incêndio. Desses, 412 (2,9%) são no Amazonas, o que torna o estado 6º lugar no ranking de queimadas dos nove estados que compõem esse território. A região Sul do estado concentra 40,3% (166) de focos detectados e a região metropolitana com 19,7% (81 focos). Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

A Aceiro integra a Operação Tamoiotatá 3, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) e que conta com a parceria da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp); brigadistas civis; servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo a Defesa Civil do Amazonas, a estimativa é de que a estiagem deste ano seja mais intensa, dada a influência do fenômeno climático El Niño, que inibe a formação de nuvens de chuva permitindo que mais radiação chegue à superfície, resultando em temperatura elevada, propício à propagação de fogo na vegetação seca.

Leia mais:

O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (07), um patrocínio inédito de R$ 7,5 milhões para clubes do futebol profissional do estado, masculino e feminino. O valor será repassado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), para a Federação Amazonense de Futebol (FAF).

“No momento em que a gente faz os investimentos, a gente espera que esses atletas tragam retorno. E o retorno não é para o governador e nem para o secretário, o retorno é para a sociedade amazonense porque se trata de dinheiro público e o retorno é para eles, para os próprios atletas e para aqueles que têm a perspectiva de um dia ser um atleta profissional”, declarou Wilson Lima.

Confira matéria completa aqui:
https://portaltucuma.com.br/governador-wilson-lima-anuncia-repasse-inedito-de-r-75-milhoes-para-futebol-profissional-do-amazonas-mf18/

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário