Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Governo Federal anuncia redução de IPI e fragiliza Zona Franca de Manaus

Decreto foi publicado nesta sexta-feira (25) em edição extra do "Diário Oficial da União".
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro editou um decreto que reduz o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) em até 25% para a maioria dos produtos. O ato foi publicado nesta sexta-feira (25) em edição extra do “Diário Oficial da União” (DOU). As informações são do g1.

De acordo com a bancada amazonense, a medida irá afetar diretamente a Zona Franca de Manaus, fragilizando a produção das marcas nacionais, frente à concorrências da indústria estrangeira.

Segundo o governo federal, o objetivo da iniciativa é estimular a economia , mas exigirá uma renúncia fiscal, ou seja, o governo deixará de arrecadar, segundo o Palácio do Planalto, R$ 19,5 bilhões somente neste ano.

O IPI incide sobre os produtos industrializados, e o valor costuma ser repassado ao consumidor no preço final das mercadorias. O imposto possui várias alíquotas, que variam, em sua maior parte, de zero a 30%, mas que podem chegar a 300% no caso de produtos nocivos à saúde.

A redução já havia sido anunciada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, na terça-feira (22). Na ocasião, Guedes afirmou que o objetivo da medida é incentivar a “reindustrialização” do país.

O colunista do g1 Valdo Cruz informou que a redução do IPI faz parte de um conjunto de anúncios que o governo deve fazer para estimular a economia a fim de tentar ajudar Bolsonaro na campanha pela reeleição.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário