Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Governo Lula volta a exigir visto de turistas dos EUA, da Austrália, do Canadá e do Japão

A medida anula a decisão anterior do governo de Jair Bolsonaro e entra em vigor em 1º de outubro deste ano
Especial Publicitário
(Foto: José Cruz/ Agência Brasil)

Brasil – Nesta quarta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou a reinstauração da exigência de visto para turistas de quatro países: Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão. A medida anula a decisão anterior do governo de Jair Bolsonaro e entra em vigor em 1º de outubro deste ano.

O Decreto 9.731, de 16 de março de 2019, tinha dispensado unilateralmente o visto para turistas desses quatro países, com estadia de até 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período.

O Ministério das Relações Exteriores do governo Lula já havia informado a retomada da exigência em março, notificando as embaixadas sobre o princípio da reciprocidade diplomática, já que turistas brasileiros precisam de visto para visitar esses países.

A partir de 1º de outubro deste ano, turistas dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão serão obrigados a apresentar visto para visitar o Brasil, seguindo o princípio da reciprocidade diplomática. O governo Lula revogou a decisão anterior do governo Bolsonaro que dispensava a exigência do visto para esses países.

A justificativa do governo é que essa medida de segurança é necessária, já que esses mesmos países exigem visto de cidadãos brasileiros.

Atos do dia 8 de janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no Vale do Anhangabaú em São Paulo, e usou a tarde deste dia 1º de maio (Dia do Trabalhador) para se pronunciar sobre diversos aspectos relacionados à classe trabalhadora, entre outros assuntos que tramitam com necessidade de resolução, como, por exemplo, punir todos os envolvidos na tentativa de golpe do dia 8 de janeiro deste ano.

O ato que aconteceu uma semana após a posse de Lula, para exercer um terceiro mandato como líder do país, diz respeito a ações antidemocráticas, que questionaram a vitória conquistada nas urnas em outubro de 2022.

Leia a matéria completa:

Lula diz que quem tentou dar golpe no dia 8 de janeiro vai ser preso

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/D7QIRQn

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário