Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Guia de cuidados para shows e jogos em altas temperaturas

O calor extremo influencia diretamente no surgimento de doenças e lesões
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução/Instagram @lollapaloozabr)

Brasil – A sensação de calor extremo vem crescendo no país. As altas temperaturas estão cada vez piores. Exemplo disso foi nessa última sexta-feira (17), onde o Rio de Janeiro enfrentou uma onda de calor gigantesca e registrou a sensação térmica de 60 °C. No mesmo dia, aconteceu a primeira apresentação da turnê ‘The Eras Tour’, da cantora Taylor Swift, e infelizmente a primeira morte por conta do calor extremo.

Fãs da cantora, que participaram do show no estádio Nilton Santos, o Engenhão, contaram nas redes sociais que a organizadora do evento no Brasil, proibiu garrafas de qualquer topo no evento, além de não oferecer nenhum tipo de preparo para o show, como, por exemplo, bebedouros.

Flávio Dino, Ministro da Justiça e Segurança Pública, determinou que a Secretaria Nacional do Consumidor investigue as denúncias sobre a falta de água durante o show.

Cuidados

A atenção deve ser redobrada ao público que vai marcar presença em shows, jogos e outros eventos nos próximos dias, justamente por conta das altas temperaturas. Segundo o sistema de saúde da Universidade do Kansas (EUA), o aumento no risco de doenças cresce conforme as temperaturas.

“A desidratação afeta não apenas o seu potencial de habilidade e capacidade de permanecer no jogo, mas também arrisca a saúde e até a vida”, destacou o órgão. De acordo com o sistema de saúde da universidade, entre os problemas resultantes do calor extremo estão: desconforto; exaustão; insolação; desmaio; vômito; câimbras; dores de cabeça e no estômago; queimaduras de sol; erupção cutânea; danos nos rins; e anomalias cardíacas.

Água, fonte de vida

O nosso corpo transpira mais em atividades intensas, que é o caso de shows, treinos e jogos. Por essa razão, o sistema de saúde da Universidade do Kansas recomenda a ingestão de água com bebidas eletrolíticas, que é justamente o que perdemos quando estamos transpirando.

Outra opção interessante seria o leite, rica em cálcio, vitamina D e proteínas. “O leite achocolatado com uma quantidade mínima de açúcar oferece alguns carboidratos e pode ser mais desejável do que o leite puro”, explicou o sistema de saúde.

É importante destacar também que devemos obedecer ao período de exposição ao sol, recomendado antes das 09h e depois das 16h, sempre com uma boa dose de protetor solar e água para hidratação do corpo.

Veja também:

Após a morte de uma fã no show da cantora internacional, Taylor Swift, realizado no Rio de Janeiro, na noite dessa sexta-feira (17), o ministro Flávio Dino, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, ordenou que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) investigue denúncias sobre o acesso e a ausência de disponibilidade de água para fãs que participaram ou participarão de shows.

Nas redes sociais, o ministro disse que são necessárias a adoção de medidas diante das denúncias feitas sobre o tema. “Orientei o Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, a adotar as providências cabíveis – AINDA HOJE – quanto às denúncias”, escreveu Dino nas redes sociais.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário