O professor, poeta e advogado, Francisco Calheiros morto no último dia 25 de novembro, por complicações da Covid-19, recebeu na manhã desta quinta-feira (10), homenagem in memorian, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A Medalha do Mérito Legislativo concedida ao professor, foi entregue ao filho Pedro Calheiros, no Plenário Ruy Araújo, na Aleam.
Calheiros já publicou os seguintes livros: Provável Poesia (1996) e Canções de Novembro e algumas preces (2007) e tem ainda inéditos os livros Flores da Rua Aquilino (poesia), João Operário (romance) e Os Filhos de Serpa (romance). É mais conhecido como poeta do que como romancista.
Hoje seus poemas são conhecidos em vários estados brasileiros e são lidos em escolas, eventos e faculdades, além de serem citados como referência em várias obras e trabalhos universitários.
A propositura foi feita pelo deputado Carlinhos Bessa que destacou a importância do professor na sociedade amazonense. “Gostaríamos que ele estivesse aqui para receber essa homenagem, mas infelizmente os planos de Deus são outros. O professor Francisco nos mostrou que vale a pena lutar e viver para servir a sociedade. Um caso de grande repercussão foi a vitória do advogado em favor da pequena Isadora Thury, de 2 anos, que conseguiu na Justiça que a União destinasse R$ 9,5 milhões para a compra de um remédio para tratamento de uma doença genética. Esse era o grande mestre e justiceiro”, disse.
Sobre Calheiros
Conhecido pelo estilo passional em sala de aula, Francisco Calheiros formou gerações de alunos em cursinhos pré-vestibulares e salas de aula de diferentes instituições. Também atuou com maestria na advocacia. Como advogado, representou pela família da pequena Isadora Thury, de 2 anos, que tentava por meio da Justiça que o Governo Federal pagasse o medicamento necessário para tratamento de uma Atrofia Medular Espinhal, doença degenerativa cujo remédio – único no mundo – custa cerca de R$ 10 milhões. Por meio da atuação de Calheiros, o repasse foi garantido judicialmente para o tratamento de Isadora.
Relembre como eram as aulas do professor Calheiros, veja vídeo:
Leia mais: Coari poderá ter novas Eleições, caso candidatura de Adail Filho seja indeferida em julgamento






