Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Incendiário do Porta dos Fundos tem habeas corpus negado

Foragido na Rússia, Fauzi pe considerado foragido e teve habeas corpus negado pelo TJRJ.
Especial Publicitário

(Imagem: Reprodução)

Eduardo Fauzi Richard Cerquiza, de 41 anos, acusado de atacar a sede da produtora Porta dos Fundos na véspera de Natal, teve o habeas corpus negado pela 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), nesta quarta-feira (29).

Na decisão, o relator, desembargador José Muiños Piñeiro Filho, considerou que a forma como o crime foi cometido demonstra “a periculosidade do acusado, implicando em risco à segurança de várias pessoas caso fosse concedido o HC”. As informações foram publicadas pelo colunista Ancelmo Góis, de O Globo e pelo jornal carioca Extra.

Após o crime ele, Fauzi fugiu para a Rússia no dia 30 de dezembro de 2019, onde tem parentes, e tenta conseguir asilo no país europeu sob alegação de estar sendo perseguido politicamente. Ele é considerado foragido pela Justiça fluminense.

Ele tinha passagem comprada para retornar ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira mas até o momento não há informações sobre seu retorno. A defesa afirma que vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O Ataque

A autoria do ataque foi reivindicada no dia seguinte por um grupo autointitulado “Comando de Insurgência Popular Nacionalista”. Por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, três pessoas encapuzadas lançaram um comunicado assumindo o crime.

“Reivindicamos a ação direta revolucionária que busca justificar os anseios de todo povo brasileiro contra a atitude blasfema, burguesa e antipatriótica que o grupo de militantes marxistas culturais Porta dos Fundos tomou quando produziu o seu Especial de Natal a mando da corporação bilionária Netflix, deixando claro para todo o povo brasileiro mais uma vez, como o grande capital anda de mãos dadas com os ditos socialistas”, anunciaram.

Na ocasião, o incêndio provocado pelos coquetéis foi controlado por seguranças que estavam no local e ninguém ficou ferido.

Da Redação com informações do Extra e O Dia

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário