quarta-feira,

01 maio 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Indígena morre atropelado por avião de garimpeiros

Indígenas acusam garimpeiros tentarem suborná-los com ouro para que eles não falassem sobre o assunto
Especial Publicitário
Um outro avião usado por garimpeiros pousou na comunidade após o atropelamento e foi apreendido pelos indígenas da Terra Yanomami — Foto: Júnior Hekurari Yanomami/Condisi-YY/Divulgação
Um outro avião usado por garimpeiros pousou na comunidade após o atropelamento e foi apreendido pelos indígenas da Terra Yanomami — Foto: Júnior Hekurari Yanomami/Condisi-YY/Divulgação

O indígena Edgar Yanomami, de 25 anos morreu atropelado por um avião em uma pista aberta por garimpeiros na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Segundo Júnior Hekurari Yanomami, presidente do Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuanna (Condisi-YY), o atropelamento aconteceu na quarta-feira (28).

Após a morte do indígena, outra nave que pousou no local foi apreendida na comunidade. O presidente da Condisi-YY disse que o local é cercado por garimpo ilegal e invasores.

Uma carta foi enviada pelo Condisi-YY relatando o ocorrido à Polícia Federal, Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye’kuana da Fundação Nacional do Índio (Funai), Polícia Civil, Ministério Público Federal, Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e Secretaria Especial de Saúde Indígena – subordinados ao Ministério da Saúde.

No documento, o Condisi-YY chama o episódio de “trágico e extremo” e que providências solicitadas por eles poderiam ter evitado essa morte e outros conflitos recorrentes. Eles também cobram a retirada dos invasores e criticam a falta de ações para evitar que os garimpeiros permaneçam no local.

Nenhum boletim de ocorrência foi registrado e o Instituto Médico Legal (IML) também não foi acionado para remover o corpo, segundo a Polícia Civil.

Os indígenas disseram que os garimpeiros tentaram suborná-los com ouro para que eles não divulgassem nada sobre o atropelamento.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata