Pesquisar
Close this search box.

Inep antecipa gabarito das provas no Enem 2023; Confira

Os candidatos que realizaram as provas nos 5 e 12 de novembro, poderão conferir o gabarito e os cadernos a partir das 19h, no portal do Inep
Especial Publicitário
Brasil, Enem, Gabarito
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Brasil – A expectativa dos alunos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para conferir as pontuações no exame termina hoje. Logo mais, às 19h, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vai disponibilizar o gabarito de questões. Os candidatos poderão conferir minuciosamente cada questão no portal do Inep.

Inicialmente, a data oficial da divulgação era até o dia 24 de novembro, porém, o ministro da Educação, Camilo Santana, junto do presidente do instituto, Manuel Palácios, se anteciparam e comunicaram a nova no último dia de aplicação das provas, no fim de domingo.

Os candidatos mais ansiosos que realizaram as provas nos 5 e 12 de novembro. Com isso, poderão ver cadas resposta com dez dias de antecedência em relação à data prevista inicialmente. Além dos gabaritos, será feita a divulgação de todos os Cadernos de Questões oficiais.

Após a disponibilização do gabarito, a ansiedade agora se volta para a divulgação oficial dos resultados do Enem 2023. No entanto, será necessário aguardar um pouco mais, pois a previsão é que os resultados sejam publicados em 16 de janeiro de 2024.

De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), o segundo dia de exames da aplicação regular do Enem no último domingo (12) transcorreu de maneira tranquila. Embora tenham ocorrido alguns incidentes isolados, nenhum deles foi considerado grave. Conforme indicado no balanço preliminar, a taxa de presença no segundo dia de provas atingiu 68%.

Quem perdeu a prova por algum motivo, pode solicitar a reaplicação do Enem que começou nesta segunda-feira (13). O prazo vai até a próxima sexta (17), na página do participante. Os candidatos que não puderam comparecer devido a questões logísticas ou doenças infectocontagiosas, conforme estipulado pelo edital, têm a opção de solicitar a realização das provas nos dias 12 e 13 de dezembro.

O mesmo se aplica aos candidatos designados para locais de prova situados a uma distância superior a 30 quilômetros do endereço de residência fornecido durante a inscrição.

O Enem é um exame que avalia o desempenho acadêmico dos estudantes ao término da educação no ensino médio e é reconhecido como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.

Ele desempenha um papel crucial no acesso a instituições de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de programas como o Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, os resultados do ENEM são empregados como critério único ou complementar em diversos processos seletivos, e também servem como referência para a concessão de auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para conferir o gabarito na página do Inep, o Portal Tucumã dá essa força para você, acesse aqui. Boa sorte!!!

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário