Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Jair Bolsonaro é o presidente que mais fez pronunciamentos em 2 anos de governo

Desde que chegou ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro fez 12 pronunciamentos à nação. Foram 7 vezes somente em 2020. Desses, 6 relacionados ao coronavírus
Especial Publicitário
Jair Bolsonaro é o presidente que mais fez pronunciamentos em 2 anos de governo
Jair Bolsonaro é o presidente que mais fez pronunciamentos em 2 anos de governo

Jair Bolsonaro é o presidente da República que mais falou em rede nacional de rádio e TV em 2 anos de mandato desde a redemocratização do Brasil, em 1985.

Desde que chegou ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro fez 12 pronunciamentos à nação. Foram 7 vezes somente em 2020. Desses, 6 foram discursos relacionados à crise do novo coronavírus.

Atrás de Bolsonaro estão os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (10), Dilma Rousseff (9) e Michel Temer (6).

O levantamento foi feito pelo Poder360 com base em dados do Palácio do Planalto.

Somados todos os pronunciamentos de Jair Bolsonaro até aqui, o militar reformado teve 1 espaço de 42 minutos e 23 segundos para falar à população.

Jair Bolsonaro é o presidente que mais fez pronunciamentos em 2 anos de governo
Rank de pronunciamentos, entre eles de Jair Bolsonaro. – Fonte: Palácio do Planalto/Poder360

Dos 12 pronunciamentos do presidente, 6 foram alvos de panelaço em diversas capitais e outras cidades.

O 1º panelaço foi em 23 de agosto de 2019, quando o presidente falou sobre a crise da Amazônia, que enfrentava à época intensas queimadas. Os atos foram registradores em ao menos 7 Estados: Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco, além do Distrito Federal.

Em 24 de março, a fala do presidente foi novamente alvo de panelaços em diversas cidades quando Bolsonaro fez pronunciamento contra medidas de distanciamento social adotadas nos Estados pelos governadores. Antes, os atos já vinham ocorrendo contra o presidente. Foram organizados protestos em 17, 18 e 19 de março.

Em novo pronunciamento sobre a pandemia de covid-19, em 31 de março, também teve panelaços contra o presidente. O mesmo ocorreu 8 de abril.

Em 7 de setembro de 2020, houve atos no mesmo horário do pronunciamento em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Recife. Críticos do governo pediram a saída de Bolsonaro.

O último pronunciamento do presidente, realizado ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro na noite da véspera de Natal, 24 de dezembro, também teve atos em algumas capitais, como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em sua fala, Bolsonaro agradeceu aos profissionais de saúde pelo trabalho durante a pandemia do coronavírus. Também falou sobre medidas adotadas pelo governo, como o pagamento do auxílio emergencial ao longo do ano, e disse “que não faltaram recursos para todos os Estados e municípios no combate ao coronavírus”.

Informações via Poder360
Foto:
Divulgação

Leia também: Neymar e Flávio Bolsonaro se encontram no Rio de Janeiro

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário