Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Juíza federal aponta irregularidades na lista de vacinados em UBS; saiba mais

A juíza federal Jaiza Fraxe, titular da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas, também cobrou transparência na vacinação contra Covid-19 na capital e no interior
Especial Publicitário
juíza vacinação

Manaus – A juíza federal Jaiza Fraxe, titular da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas, apontou na noite desta segunda-feira (25) irregularidades que envolvem servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Severiano Nunes, situada na rua Dálias bairro Jorge Teixeira, zona Leste da capital.

Segundo ela, alguns servidores teriam recebido a vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) e cujos nomes aparecem na lista municipal como tendo sido imunizados.

“Na vistoria de hoje (segunda-feira, 25), com o perito do juízo, conforme documento anexo, a responsável pela UBS referida pelo amicus curiae disse exatamente que nenhum servidor foi vacinado. Porém a lista oficial contém centenas de vacinados na UBS Severiano Nunes. Quem são essas pessoas? Isso precisa ser esclarecido urgentemente”, disse a juíza federal.

Jaiza Fraxe também questiona na lista de vacinados divulgada a presença da palavra “outros” num total de 1.421 vezes.

“São 1.421 pessoas identificadas como pertencente a um grupo que se identifica como ‘outros’ que receberam a vacina. Quem são os ‘outros’? Se não são médicos, não são enfermeiros, não são técnicos, não são pessoas de limpeza, não são idosos, que grupo é esse que não aparece na lista do Ministério da Justiça, mas está na listagem oficial de Manaus?”, reitera.

A juíza federal pediu que a Prefeitura de Manaus informe a lista de servidores lotados da UBS Severiano Nunes para que a mesma seja confrontada com a lista de vacinados, em razão das denúncias de que nenhum dos servidores dessa unidade de saúde recebeu sua dose.

O documento também determina que o Governo do Amazonas informe a quantidade de vacinas que o estado recebeu do Governo Federal, quantas foram entregues para Manaus e quantas para o interior e se há reserva técnica de doses da vacina contra o coronavírus.

Números

O boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) aponta que foram registrados 1.222 novos casos, totalizando 250.935 casos da doença no estado, sendo 110.689 em Manaus e 140.246 no interior.

De acordo com o boletim, foram confirmados 86 óbitos por Covid-19, sendo 56 ocorridos no dia 24/01 e 30 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 7.232 o total de mortes.

Atualmente há 1.924 pacientes internados, sendo 1.258 em leitos (524 na rede privada e 734 na rede pública), 624 em UTI (287 na rede privada e 337 na rede pública) e 42 em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

Confira a decisão da juíza federal Jaiza Fraxe aqui

Foto: Divulgação

Leia também: MPF será comunicado sobre inclusão em lista e vacinação indevida de servidor, diz Wilson Lima

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário