Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Justiça Federal determina que Funai retire missionários no Vale do Javari

A Justiça Federal também citou que a presença dos missionários é uma ameaça do covid-19 aos indígenas que moram na região.
Especial Publicitário
justiça missionários vale do javari
justiça missionários vale do javari

Foto: Gleilson Miranda

A Justiça Federal do Amazonas determinou nesta quinta-feira (16) a retirada e o impedimento de ingresso de missionários americanos e da Missão Novas Tribos do Brasil (MNTB) no Vale do Javari, em Tabatinga, a 110 quilômetros de Manaus, local onde há maior concentração de indígenas isolados do mundo.

A decisão foi assinada pelo juiz Fabiano Verli, da subseção de Tabatinga, e pede que a Fundação Nacional do Índio (Funai) cumpra as ordens e proíba as entradas dos religiosos Andrew Tonkin, Josiah Mcintyre, Wilson Kronnenberg e de qualquer representante da MNTB.

O juiz também autorizou o uso de força policial, inclusive militar de qualquer espécie para que seja cumprida a decisão.

A Justiça Federal do Amazonas também citou ‘ameaça de coronavírus’ na decisão.

“Que os réus fiquem impedidos de adentrar a Comunidade que representa sem autorização específica da Funai e, mesmo assim, com respeito à portaria Funai nº 419/20, que trata especificamente dos perigos do trânsito de pessoas para os índios, diante da pandemia de nossos dias”, diz o magistrado.

Entenda o caso

A denúncia foi feita pelo líder indígena Paulo Kenampa Marubo, coordenador geral da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).

Segundo ele, os missionários norte-americanos estariam pressionando membros da organização, cuja sede fica em Atalaia do Norte para conseguir uma autorização de entrada, exigida pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Esse tipo de ação colocaria em risco a vida dos Korubo, Kulina-Pano, Marubo, Matis, Matsés, Tsohom-dyapa e dos isolados, que têm um sistema de imunidade mais vulnerável a doenças. A ausência de uma infra-estrutura de saúde próxima aumenta ainda mais o risco, devido à agressividade de alguns casos de Covid-19, que demandam internação em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e respiradores.

Por O Globo

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário