Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Justiça suspende instalação de novos medidores de energia no AM

O desembargador Lafaeytte Carneiro Vieira Junior determinou, a suspensão da instalação dos novos medidores de energia elétrica
Especial Publicitário
Manaus energia bairros
(Foto: Divulgação / Amazonas Energia)

A instalação de novos medidores de energia elétrica em Manaus foi suspensa pela Justiça nesta quarta-feira (8), a determinação deve ocorrer com dia e hora marcada pela concessionária Amazonas Energia. O motivo da troca e as leituras tanto do medidor retirado quanto do instalado. afirma Jalil Fraxe, diretor-presidente do Procon-AM (Instituto de Defesa do Consumidor). Ele diz que esse deve ser o procedimento para evitar a resistência da população aos equipamentos do SMC (Sistema de Medição Centralizada).

Fraxe afirma que a empresa descumpre a lei ao instalar um novo medidor sem informar o cliente. “A Lei Estadual 5.533/2021 aponta que o consumidor deve ser avisado sobre a troca de medidores até três dias antes da realização do serviço. A empresa também deve informar o consumidor sobre vistoria técnica no(s) medidor(es) com pelo menos dois dias de antecedência”, disse.

Esta é a segunda vez que a Justiça amazonense cancela a implantação do Sistema de Medição Centralizada (SMC). A primeira aconteceu em janeiro, quando o juiz Manoel Amaro de Lima determinou a suspensão dos serviços. Em maio, o magistrado revogou a própria decisão e os equipamentos voltaram a ser instalados.

O magistrado determinou que a empresa faça inspeções em todos os equipamentos. “É imprescindível a produção ampla de provas de modo a municiar o julgador de todos os elementos capazes de demonstrar a não ocorrência de possíveis danos ao patrimônio público”, disse.

Ouvidoria do IPEM: 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e e-mail: ouvidoriaipem@ipem.am.gov.br

CPI Energia Elétrica: (92) 98466-8350 (WhatsApp), e e-mail: cpienergia@aleam.gov.br

LEIA TAMBÉM: Amazonas Energia é multada em R$ 400 mil por infrações em medidores

TJAM mantém proibição para Amazonas Energia instalar medidores em postes

Siga o Portal Tucumã nas redes sociais

IG: https://www.instagram.com/portaltucuma/
FB: https://web.facebook.com/Portaltucuma
Twitter: https://twitter.com/PortalTucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário