Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Lula acusa Bolsonaro por ‘sequestro’ de feriado da Independência

Petista disse que presidente usou o feriado para “espalhar ódio, mentiras e ameaças à democracia
Especial Publicitário
Lula acusa Bolsonaro
(Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Após ações controversas do Presidente da Republica durante eventos oficiais em celebração à independência do Brasil, Lula acusa Bolsonaro por “sequestrar” feriado nacional. Durante a última quarta feira (07) diversos eventos, manifestações e celebrações ocorreram em todo o país em virtude do bicentenário da independência do Brasil.

“Em primeiro lugar, pela tentativa escancarada de obter vantagem eleitoral com o uso de recursos públicos. E pelo sequestro de uma data que não pertence a ele, mas à nação brasileira, a exemplo do que tenta fazer com a nossa bandeira e com o verde e amarelo, são patrimônios do nosso povo”, acusa Lula.

Diz ainda que Bolsonaro usou o feriado para “espalhar ódio, mentiras e ameaças à democracia”.

“Ele poderia ter se dirigido ao povo para falar de paz, de harmonia, de geração de emprego, de educação, de saúde, de combate à fome. Mas ele não tem nada a dizer sobre isso, porque não tem nada de positivo para apresentar, nessas ou em quaisquer outras áreas”.

Após a realização do desfie solene pelas forças armadas em conjunto a outras instituições militares na Esplanada, Jair Bolsonaro se dirigiu com seus seguidores até a Esplanada dos Ministérios, onde retirou a faixa presidencial, subiu em um trio elétrico e discursou elencando pontos comumente divulgados por seus correligionários, atacou a oposição e angariou votos.

Especialistas discutem possibilidade de crime eleitoral. Enquanto alguns defendem o ato como crime de peculato, outros se apoiam nas ações da retirada da faixa e mobilização do ato para local e horário diferentes do desfile para alegar que Bolsonaro estava isento de sua condição institucional de presidente da república ocupando somente o papel de candidato.

Dilma apoia crítica

Já Dilma Roussef (PT) cobra uma reação que puna devidamente as ações do presidente.

“Bolsonaro golpeia diuturnamente o Judiciário e o Legislativo, em nome de um projeto de poder autoritário e profundamente desvinculado dos anseios do nosso povo. Que a sociedade acorde e reaja antes que o império do arbítrio recaia sobre o Brasil, a cada momento que o presidente ameaça o Estado Democrático de Direito”.

A ex-presidente reforça a denuncia de sequestro proposta por Lula:

“Desafortunadamente, o Brasil assiste ao chefe de Estado sequestrar a data histórica em benefício de sua própria candidatura eleitoral, desafiando as leis e ignorando o rito sagrado da função institucional de quem está no comando do país”.

No art. 312 do Código Penal configura-se crime “apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio”.

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário