Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Lula diz que quem decide sobre os cargos ministeriais é o presidente

Presidente disse que ao retornar ao país irá conversar com as 'pessoas certas' sobre o assunto
Especial Publicitário
Lula - Ministros
(Foto: Reprodução / TV Brasil)

Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que quem decide sobre os cargos de ministros que quem decide é o mandatário. A declaração de Lula foi feita na manhã desta quarta-feira (19), durante coletiva de imprensa realizada ainda em Bruxelas, capital da Bélgica, onde participa da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia.

Na ocasião, o presidente defendeu que “não há possibilidade” de transferir o comando da Casa Civil ao Partido Progressistas (PP), de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados. A fala veio logo após o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE) afirmar que duas legendas do Centrão, no caso o PP e o Republicanos, entrariam no Governo Federal.

“Quem discute ministro é o presidente da República, não é o partido que pede ministério, é o presidente que oferece”, afirmou Lula. Ele foi questionado se há possibilidade de o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), ir para a Petrobras, e de uma reacomodação buscando agradar PP e Republicanos.

Lula disse que é de interesse aumentar a base governista no Congresso Nacional, mas que para isso é necessário com calma e no “momento adequado”, falando que ao retornar ao Brasil e após o recesso das Casas Legislativas (Câmara e Senado) vai chamar as pessoas para conversar.

“A gente não pode ir com muita sede ao pote. A gente tem que ir devagar, para fazer um acordo maduro, que seja duradouro para a gente fazer as coisas certas”, disse Lula.

Reunião

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação do governo com o Parlamento, esteve reunido nessa terça-feira (18) com José Guimarães, Adré Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-DF). Guimarães disse que a incorporação das duas legendas estava consolidada.

“A tese de incorporar esses partidos no governo já está consolidada. Igualmente esses nomes que surgiram na imprensa por indicações dos partidos. Essas forças políticas irão para o governo”, disse Guimarães a jornalistas, no Palácio do Planalto.

Leia mais:

‘Minha Casa, Minha Vida’ pode abrir nova faixa de financiamentos para trabalhadores sem comprovação de renda

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário