Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Lula e Bolsonaro se encontrarão em posse de novo presidente do TSE

A ida de Bolsonaro ao evento está confirmada desde a última quarta-feira (10). Já Lula confirmou a presença nesta segunda-feira (15)
Especial Publicitário
Lula e Bolsonaro concorrem ao Palácio do Planalto (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Brasília (DF) – Pela primeira vez desde que confirmaram as candidaturas para presidência da república, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devem se encontrar nesta terça-feira (16). A ocasião que contará com as presenças dos candidatos será a posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A ida de Bolsonaro ao evento está confirmada desde a última quarta-feira (10). Já Lula confirmou a presença nesta segunda-feira (15).

Alexandre de Moraes assume a presidência do TSE em um período de frequentes insinuações de golpes e ataques, feitos por Bolsonaro, às urnas eletrônicas.

A campanha eleitoral de Lula sofreu um baque após a justiça eleitoral, por meio do ministro Raul Araújo Filho, determinar a exclusão de um vídeos onde o ex-presidente Lula da Silva chama o atual presidente Jair Bolsonaro de genocida.

Todos os ex-chefes do Poder Executivo foram convidados por Moraes para a posse, entre eles, o ex-presidente Michel Temer (MDB) e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Além dos nomes que já atuaram como líderes do executivo, ainda são esperados mais de 20 governadores, além de parlamentares e autoridades do Judiciário.

Segundo um interlocutor de Lula, a presença do petista na cerimônia, assim como a de outros ex-presidentes, pode configurar mais um gesto que reforça a necessidade de se resguardar o ambiente institucional do tribunal, além de prestigiar o processo eleitoral.

O convite a Bolsonaro sugere uma tentativa de melhorar a relação do presidente com o tribunal. A expectativa é que a posse de Moraes deixe as comunicações mais amenas.

Contudo, horas antes de aceitar o convite, Bolsonaro havia dito que existe uma “ameaça à liberdade” no Brasil e que é dever dos brasileiros “aperfeiçoar as instituições e desconfiar”.

Leia Mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário