Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Macron explica ausência na Cúpula da Amazônia e deixa recado a Lula

Ausência do líder francês foi tida como desprezo, mas a aproximação de Lula com Vladimir Putin pode ter sido a motivação
Especial Publicitário
Lula - Macron - Paris
Foto: Assessoria / @ricardostuckert

Mundo – O presidente da França, Emmanuel Macron, que era muito aguardado para participar da Cúpula da Amazônia, no início da semana em Belém, no Pará, explicou os motivos de sua ausência no encontro que reuniu os oito países amazônicos, além dos convidados a República Democrática do Congo e República do Congo, além da França, que controla a Guiana Francesa.

O assunto foi abordado como se Macron houvesse desprezado a reunião na qual o seu país tem interesse direto, uma vez que a totalidade do território da Guiana está na região amazônica. No entanto, Macron deixa um recado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), hoje visto no Ocidente como parceiro de Vladimir Putin, o invasor da Ucrânia que atenta contra o direito internacional com a mesma frequência com a qual o presidente brasileiro comete erros de português.

Emmanuel Macron queria participar da cúpula dos Brics, a ser realizada daqui a alguns dias na África do Sul. Expressou o seu desejo oficialmente, inclusive. Mas a Rússia disse não e o presidente francês deixou de ser convidado, com a anuência formal de todos os integrantes do Brics, como determina a regra do grupo. A questão é que o Brasil não tentou interceder em favor da França nos bastidores, como poderia ter feito — e Emmanuel Macron, obviamente, não gostou da omissão, interpretada em Paris como mais um sinal do alinhamento de Lula com Vladimir Putin.

*Com informações do Metrópoles

Leia mais:

‘Você será o próximo’: facção Los Lobos assume assassinato de candidato à Presidência e ameaça outros políticos; veja vídeo

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário