Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Marco temporal: STF retoma julgamento sobre terras indígenas

Votação foi adiada após pedido de vista de André Mendonça
Especial Publicitário
STF - MARCO TEMPORAL
(Fotos: Nelson Jr./SCO/STF)

Brasil – O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (30) o julgamento do marco temporal de terras indígenas, apôs quase três meses de interrupção. A última análise da Corte foi no começo de junho em que o ministro André Mendonça pediu vista para poder ter mais tempo de avaliar a pauta.

A presidente da Suprema Corte, Rosa Weber, pediu à época, que Mendonça entregasse o processo à tempo de ela poder participar dos debates, haja vista que Weber completa 75 anos agora em setembro e vai se aposentar compulsoriamente.

O marco temporal definirá a demarcação de terras indígenas em todo o território nacional e conta com o placar de 2 votos contrários ao marco, dos ministros Alexandre de Moraes e do relator Edson Fachin e 1 voto favorável ao marco dado por Nunes Marques.

Moraes defendeu a necessidade do pagamento de indenização prévia para o produtor rural, caso a ocupação do território que venha a ser demarcado como indígena tenha sido feita de boa-fé.

Sobre o Marco Temporal

O marco temporal é uma tese jurídica defendida por ruralistas e que contraria os interesses das populações indígenas. Ela determina que a demarcação de uma terra indígena só pode acontecer se for comprovado que os indígenas estavam sobre o espaço requerido em 5 de outubro de 1988 –quando a Constituição atual foi promulgada.

Leia mais:

Lula se reúne com ministro do Bolsa Família nesta quarta-feira

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário