Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Morte de Dom Sérgio Castriani causa grande repercussão no cenário político do AM

Reconhecido pelo seu jeito calmo e sereno, Dom Sérgio Castriani conquistou respeito e admiração de várias pessoas no Estado
Especial Publicitário
castriani repercussão cenário político

Manaus – O Arcebispo Emérito, Dom Sérgio Eduardo Castriani, morreu na noite desta quarta-feira (3), aos 66 anos de idade. Ele estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samel para tratamento de um infarto que sofreu na madrugada do último domingo (28).

Reconhecido pelo seu jeito calmo e sereno, Dom Sérgio Castriani conquistou respeito e admiração de várias pessoas no Estado

Exemplo de humildade e sabedoria, Dom Sérgio Castriani recebeu homenagens de figuras atuantes na política amazonense. Wilson Lima, governador do Amazonas (PSC), disse que o cardeal era um homem preocupado com as pautas ambientais pensando na Amazônia.

“Dom Sérgio era alguém muito preocupado com as questões sociais e ambientais e deu importantes contribuições. Sempre esteve presente nos debates sobre a Amazônia, representando a Igreja. Vamos sentir muito a sua falta”, disse.

O prefeito de Manaus e membro da Igreja Adventista, David Almeida (Avante), disse que a capital amazonense vivi mais um dia triste com a morte de Dom Sérgio Castriani.

“Nossa cidade vivencia um dia triste com a morte do nosso querido Dom Sérgio Eduardo Castriani […] Nos solidarizamos com todos das comunidades eclesiais e à família pela sua perda. Meus sinceros votos de condolências, estou pedindo a Deus que lhe dê um lugar de pleno descanso”, explicou.

Legado

Para o vereador Amom Mandel (Podemos), a morte do Arcebispo Emérito é uma grande tristeza para os amazonenses, mas reconheceu a missão do cardeal na Amazônia.

“A partida de Dom Sérgio Castriani nos deixa mais pobres, porém, sabemos que sua missão foi cumprida com louvor. Seus ensinamentos e posicionamentos firmes sempre serão lembrados”, reitera.

Castriani sempre fez questão de espalhar a palavra de Deus nas ondas do rádio – Foto: Divulgação

O deputado estadual Adjuto Afonso (PDT) disse que o cardeal é um exemplo a ser seguido por toda a sociedade.

“O dia termina com mais essa triste notícia do falecimento do arcebispo emérito de Manaus, Dom Sérgio Castriani. Homem bom, dedicado à igreja e a boas ações. Deixa um legado de trabalho e devoção, um exemplo a ser seguido. Meus sentimentos à família, amigos e a toda a comunidade manauara”, conclui.

Eduardo Braga (MDB), senador e ex-governador do Amazonas, disse que vai se lembrar dos ensinamentos de Dom Sérgio Castriani.

“Rogamos a Deus que acolha num bom lugar esse homem de fé, que muito bem praticou a palavra do Senhor, amando incondicionalmente o próximo e pregando a paz e a harmonia entre as pessoas. Ficarão eternamente nos nossos corações, dom Sérgio, seus ensinamentos e sua crença inabalável no Pai”, reitera.

Trajetória

Natural de Regente Feijó, interior de São Paulo, Dom Sérgio Castrini estudou no Seminário Menor da Congregação do Espírito Santo, em Emilianópolis, e no Instituto Hellen Keller, em Adamantina, ainda como seminarista.

Como padre, seu primeiro trabalho foi realizado na cidade de Feijó, no Acre. Em 1984, retornou a São Paulo, onde foi diretor da casa de formação dos estudantes de Filosofia de sua congregação religiosa em São Paulo, na Vila Mangalot.

Foi ecônomo da casa provincial em São Paulo, conselheiro geral de sua congregação, época em que viveu em Roma, na casa generalícia, e nomeado pelo Papa João Paulo II, bispo da Prelazia de Tefé, Amazonas.

Quis o destino que Dom Sérgio Castriani permanecesse na Amazônia. Ele foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Arcebispo de Manaus em junho de 2013.

No entanto, Sérgio Castriani renunciou o posto devido a problemas de saúde. O cardeal vinha sofrendo com a Doença de Parkinson, popularmente conhecido como Mal de Parkinson, impossibilitando sua fala e locomoção. Com isso, ele foi substituído por Dom Leonardo Steiner.

A Arquidiocese de Manaus deve se pronunciar a respeito do velório e sepultamento do cardeal nas próximas horas.

Foto: Alfredo Fernandes/Arquidiocese de Manaus

Leia também: Abrigo Moacyr Alves recebe segunda etapa de vacinação contra Covid-19

‘Muitas noites chorando e sem dormir’, relata dona de casa que pede ajuda para localizar cachorrinho desaparecido

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário