Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Movimento LGBTQIA+ do Amazonas vai inaugurar sede em Manaus

Evento contará com a presença de autoridades e ações de cidadania com serviços gratuitos para a população
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação)

Amazonas – O Instituto da Diversidade LGBTQIA+ do Amazonas inaugura no próximo dia 22 de dezembro, as 9h, sua sede localizada na rua Santa Tereza, bairro Santa Luzia, na Zona Sul. A realização ocorre em parceria com o Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), e contará com a presença de autoridades, como secretários municipais, estaduais e parlamentares.

“O Instituto da Diversidade LGBTQIA+, do Amazonas, fundado em 9 de junho de 2009 é a integração da Associação da Parada do Orgulho LGBT de Manaus, que há 20 anos leva informação, cultura, prevenção e cidadania para a população LGBTQIA+ de Manaus”, conta a presidente do Instituto, Bruna La Close.

O Instituto ID+AM nasce com a pluralidade social e demandas da população LGBTQIA+, da capital amazonense, bem como do estado e do Prosamim, sendo uma das referências sociais da luta.

O ID+AM foi instituído em de 20 de janeiro de 2023, e é um instrumento de formulação e implementação de políticas públicas para a população LGBTQIA+, elaborado a partir do reconhecimento das demandas apresentadas por essa população, que historicamente é alvo das mais diversas formas de violência, o que coloca em condição de extrema vulnerabilidade e risco social.

O movimento tem como objetivos:
1- Orientar a execução das políticas públicas municipais e estaduais, bem como de combate às desigualdades, ao preconceito e à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.

  1. Promover a cidadania dos direitos humanos, primando pela intersetorialidade e a transversalidade da proposição e implementação dessas políticas.
  2. Promover à população LGBTQIA+, os direitos fundamentais de inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, conforme artigo 5 da Constituição Federal.
  3. Promover à população LGBT a garantia de direitos sociais e o acesso com qualidade a serviços públicos.
  4. Trabalhar na prevenção da saúde IST HIV AIDS.
  5. Promoção da cidadania entre parceiros do Estado e municípios de Manaus.

“Somado a isto, no dia do evento de lançamento, ocorrerá a ação de cidadania que terá como serviços oferecidos: atendimento jurídico; atendimento psicológico; assistência social; serviço para emissão de 2ª via de Certidão de Nascimento; emissão de CPF; Crédito Rosa (Crédito para mulheres empreendedoras); corte de cabelo masculino e feminino; esmalteria; tranças e penteados; designer de sobrancelhas, maquiagem. Todos estão convidados para comemorar conosco este novo momento do nosso movimento na cidade”, convidou La Close.

Leia mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário