Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

‘Não sei se vou disputar eleições’, afirma Bolsonaro em entrevista

Bolsonaro afirma que tem conversado com vários partidos sobre sua filiação, entre eles o PP (Progressistas)
Especial Publicitário

Em entrevista à Rádio Mundial 91.3 FM de Luís Eduardo Magalhães (BA), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que ainda não sabe se disputará as eleições de 2022. Segundo Bolsonaro, alguns partidos já estariam no radar, como por exemplo o Progressitas (PP).

“Não sei se vou disputar eleições, devo disputar reeleição em 2022. Tenho conversado com vários partidos, entre eles o PP, que integrei por aproximadamente 20 anos”, afirmou o presidente.

Vale ressaltar, que nos últimos dias os Progressistas têm ganhado um holofote especial por Bolsonaro. Atualmente, o partido é presidido pelo senador e novo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI). Ministro que foi indicado pelo próprio Bolsonaro. Por fim, é importante salientar que o presidente Bolsonaro já foi filiado ao partido progressista durante 11 anos (2005-2016), quando exercia o cargo de deputado federal, pelo estado do Rio de Janeiro.

Partido Progressista (PP)

O Progressistas (PP) é um partido político brasileiro de alinhamento entre a centro-direita e a direita. Fundado e registrado definitivamente em 1995, surgiu a partir de fusões entre grupos que tiveram ligação com a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), o partido governista da ditadura militar (1964-1985).

Desde sua fundação até 2003 foi denominado Partido Progressista Brasileiro (PPB) e entre 2003 e 2017 foi denominado Partido Progressista (PP). Em maio de 2021 o partido possuía 1.320.616 filiados, sendo o quarto maior do país.

Atualmente também é o quarto com mais senadores (junto com o PSDB), o quarto com mais deputados federais, o segundo com mais prefeitos e o segundo com mais vereadores. Ao longo da história, o PP deu apoio aos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT),Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB).

Futuro partidário x Eleições 2022

O futuro partidário de Bolsonaro tem se tornado uma incógnita política. A questão é se Bolsonaro se decidirá resolver ou não esta equação. Cogitado no Patriota, o presidente da sigla, Adilson Barroso afirmou que foi notificado por interlocutores do presidente que o chefe do executivo não concorreria às eleições do ano que vem.

Apesar do afastamento do presidente com a sigla, o senador Flávio Bolsonaro se filiou ao partido.

Jair Bolsonaro está sem partido desde novembro de 2019, quando anunciou sua saída do PSL, sigla pela qual se elegeu presidente da República em 2018. Ao anunciar a saida do partido, Bolsonaro anunciou que iria criar o seu próprio partido, o Aliança pelo Brasil.

Apesar dos encontros e de uma grande base de apoiadores, o partido não foi criado por não conseguir recolher as assinaturas necessárias para criação.

Leia também : Retorno? Em vídeo, Bolsonaro afirma que faz parte do ‘Centrão’

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário