Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Nova credencial de estacionamento para idosos e deficientes começa a ser emitida na próxima semana, em Manaus

O IMMU esclarece que as atuais credenciais continuam com seu prazo de validade e a troca deve ser feita após o vencimento
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação/Semcom)

Manaus (AM) – A partir da próxima semana, na terça-feira, 25/7, inicia a expedição do novo modelo da credencial de estacionamento para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs). O Instituto de Municipal Mobilidade Urbana (IMMU), esclarece que as atuais credenciais continuam com seu prazo de validade e a troca deve ser feita após o vencimento.

O órgão atende a Resolução nº 965, de 17 de maio de 2022, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece as normas e formato do novo modelo de credencial, que já é utilizado em outros Estados federativos e agora passará a ser usado também em Manaus.

O chefe do Serviço de Atendimento Especial do IMMU (SAE), Jean Carlos Auzier Sobreira, destacou que as substituições serão feitas na medida em que as atuais credenciais vão perdendo a validade.

“A mudança ocorre por causa de uma resolução do Contran, que determinou as alterações em nível nacional com este novo padrão. As credenciais têm prazo de validade de cinco anos. Mantemos todas as orientações anteriores. Quando pegar a credencial, o ideal é plastificá-la e, quando estiver em estacionamento especial, deixar a credencial em um local visível”, afirmou.

Para obter a credencial que autoriza estacionamento em vaga especial, os idosos precisam apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, cópia de RG e CPF. Para as pessoas com deficiência devem ser apresentados também o laudo médico constando diagnóstico, CID, carimbo e assinatura do médico especialista.

A credencial pode ser adquirida gratuitamente, de segunda a sexta-feira, na sede do IMMU, na avenida Urucará, nº 1.180, bairro Cachoeirinha, zona Sul, das 8h às 14h. O cartão que identifica o beneficiado para vagas especiais é específico para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas com deficiência física, visual ou com síndromes e tem validade de cinco anos.

Veja também:

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou, nesta sexta-feira (14), uma manhã de atividades para usuários dos equipamentos socioassistenciais administrados pela secretaria. A programação aconteceu no Centro Municipal de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes, localizado no bairro São José 3, zona Leste da cidade.

Uma das atividades realizadas foi o curso de panificação destinado às mulheres vítimas de violência, atendidas pelo Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM). Para a aluna Adelcilene Fernandes, de 43 anos, que é vendedora de salgados, o sentimento é de gratidão pela oportunidade.

“Eu acho importante essas iniciativas porque a gente não tem condições de pagar e eu não sabia fazer essas massas, to aprendendo. Um curso desse é uma terapia pra mim que já tive depressão e para muitas idosas também. Isso nos ajuda tanto no sentido financeiro e quanto na saúde, pois conseguimos interagir com outras pessoas”, comentou.

Além deste curso, também foi realizada uma ação de embelezamento para os idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras São José IV. No local foram ofertados os serviços de design de sobrancelha, depilação de buço, esmaltação e corte de cabelo para homens e mulheres.

Confira a matéria completa:

https://portaltucuma.com.br/prefeitura-de-manaus-proporciona-manha-de-atividades-a-idosos-e-mulheres-vitimas-de-violencia-na-zona-leste-gc25/

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário