Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

O último adeus ao ‘Negão’: saiba como foi o velório de Amazonino Mendes no Teatro Amazonas

A cerimônia contou com a presença de familiares, amigos e autoridades da sociedade civil
Especial Publicitário
(Foto: Alessandro Fernandes / Portal Tucumã)

Manaus (AM) – Nesta quinta-feira (16), o corpo do ex-governador Amazonino Mendes foi levado no hall do Teatro Amazonas, localizado no Centro de Manaus. A cerimônia, que teve início nas primeiras horas do dia, contou com a presença de familiares, amigos e autoridades da sociedade civil, como o prefeito David Almeida, o governador Wilson Lima, além do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade.

Marcada por muita emoção, a despedida do “Negão”, como era carinhosamente chamado, recebeu a visita de centenas de pessoas, que foram até o local despedir-se do ex-chefe de Estado.

Representantes da classe dos camelôs estiveram ao redor do Teatro Amazonas, carregando uma faixa com os dizeres “Obrigado Negão, dos camelôs!”, e para eles, Amazonino não morreu, pois estará sempre vivo pelo seu legado deixado.

“O Amazonas todo está de luto, foi uma grande perda. Toda nossa categoria está de luto. Para nós, ele representa um pai. Ele abraçou nossa causa, através dele tivemos a liberdade de trabalhar, educar nossos filhos. Do nosso meio saiu advogado, doutor, gente formada, que vieram das calçadas, e compartilhamos essa dor com os familiares.”, disse Luiz Rogério.

(Foto: Alessandro Fernandes / Portal Tucumã)

A jornalista Celes Borges, que foi escolhida para presidência da TV Cultura no governo de Amazonino Mendes, esteve na cerimônia e falou como Amazonino foi importante para digitalização da emissora. Além disso, para Celes, o ex-governante era um sonhador.

“Foram fartas as ações dele. A gente fez um novo quadro, obras, programas da TV da Cultura. Um legado que ele deixou.”, disse Celes Borges.

“Um sonhador, um realizador. Todos vocês sabem da UEA (Universidade Estadual do Amazonas), inúmeros hospitais, nos complexos viários, nas ruas, mas o que eu destaco é o amor dele pelas pessoas. Ele tinha um amor enorme pelas pessoas. Por esse amor, saíram todas essas obras. Os feitos foram enormes, ele gostava disso”, finalizou a jornalista.

A filha de Amazonino, Lívia Mendes estava bastante emocionada e agradeceu a todos que estiveram na cerimônia homenageando seu pai e contou que esteve ao lado dele nos últimos momentos de vida.

“Ainda pude falar com ele, ele olhou para mim, a gente conversou. A última frase que eu disse para ele foi: ‘Você é muito amado, muito obrigado por tudo’. Ele foi tranquilo, sem nada para fazer. Ele deu tudo de si e foi um presente de Deus para todos nós.”, disse Lívia.

“Ele leva o coração do Amazonas com ele. Vão vir outros grandes políticos, com consciência, mas eles tem ali um exemplo a seguir: Amazonino Mendes.”, finalizou a filha do ex-governador.

(Foto: Alessandro Fernandes / Portal Tucumã)

O Governo do Amazonas preparou uma estrutura e efetivo estadual para as últimas homenagens ao ex-governador do Amazonas Amazonino Armando Mendes. O funeral, em respeito à trajetória política de Amazonino, teve início, às 14h, somente para familiares, amigos, e autoridades, no hall do Teatro Amazonas. Apenas às 17h, o velório foi aberto para visitação do público, acesso da imprensa e homenagens de autoridades.

(Foto: Alessandro Fernandes / Portal Tucumã)

Amazonino era formado em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e fez carreira no Departamento de Estradas e Rodagem do Amazonas entre as décadas de 1970 e 1980.

Ele faleceu aos 83 anos no dia 12 de fevereiro de 2023 no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, onde estava internado desde 25 de dezembro de 2022 devido a uma inflamação no intestino grosso e uma pneumonia. Mendes já tinha sido internado em novembro de 2022 com uma crise de diverticulite, mas voltou a ser internado em dezembro devido a uma piora em seu quadro respiratório.

O velório continua até sábado (18), quando encerra a visitação pública, prevista para às 6h. A saída do cortejo será 10h, até a chegada no crematório onde familiares e amigos próximos devem acompanhar a cerimônia final.

Leia também:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário