Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Omar Aziz encomenda pesquisa com plano de possível candidatura para 2022

Atualmente o senador Omar Aziz (PSD-AM) é considerado principal favorito para ser o presidente da CPI da Covid
Especial Publicitário
Omar Aziz pesquisa

Manaus – O senador Omar Aziz (PSD-AM) é considerado um principal adversário a ser encarado nas Eleições 2022. Até o momento ele não falou abertamente se vai concorrer a reeleição ou disputar outro cargo.

Entretanto, circula informações nos bastidores que ele encomendou uma pesquisa em alguns municípios do interior do Amazonas para saber sobre sua popularidade.

As cidades não foram reveladas, mas ele deve focar em municípios com os maiores colégios eleitorais do interior, como Parintins, Manacapuru e Maués.

Retrospecto

Omar Aziz iniciou a carreira política no início da década de 1990 como vereador e deputado estadual. Em 1996, foi eleito vice-prefeito de Manaus na chapa de Alfredo Nascimento.

Em 2000, a dupla foi reeleita, mas Omar Aziz deixou o cargo em 2002 para como vice na chapa de Eduardo Braga ao Governo do Amazonas. Na ocasião, eles foram eleitos. Braga e Aziz foram reeleitos em 2006.

No ano de 2008 ele decidiu encarar a disputa pela Prefeitura de Manaus, mas ficou em terceiro lugar, perdendo para Amazonino Mendes.

Por outro lado, em 2010, foi eleito como governador do Amazonas, mas em 2014 renunciou o cargo para disputar o Senado Federal.

Nas eleições de 2018, foi novamente candidato ao Governo do Amazonas, tendo o então deputado federal Arthur Virgílio Bisneto como vice. Entretanto, terminou a disputa no quarto lugar e com cerca de 8% dos votos.

Maus Caminhos

Apesar da longa trajetória política, Omar Aziz também é um dos alvos investigados na operação Maus Caminhos, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF), que investiga desvios milionários na saúde do Amazonas.

De acordo com o MPF, quando Omar Aziz era governador, parte desses contratos foi firmada e um relatório parcial da Polícia Federal, o da Operação Vertex, um desdobramento da Maus Caminhos, cita seu nome 256 vezes em 257 páginas.

Um dos trechos do documento diz que “os indícios da atuação de OMAR AZIZ para a criação e manutenção da organização criminosa formada em torno do Instituto Novos Caminhos são robustos e permeiam toda a investigação”.

A investigação contra ele tramita na Justiça Federal do Amazonas.

CPI

O senador Omar Aziz é um dos indicados para presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar as ações do Governo Federal, prefeitos e governadores durante o combate da pandemia no país. Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pode ser o vice-presidente da CPI.

Ele já declarou abertamente que a intensão da CPI não perseguir A ou B, e que a CPI “não vai acabar em pizza”.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Leia também: ‘Mantenho total confiança na Justiça’, diz Wilson Lima sobre denúncia da PGR

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário