Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

PF cumpre mandado de busca e apreensão em Manaus; suspeito tem ligação no comércio de mercúrio e garimpo ilegal

A operação cumpriu 34 mandados de busca e apreensão
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação/PF)

Manaus (AM) – Na manhã desta quarta-feira (8), a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão em Manaus, contra uma pessoa suspeita de envolvimento em um super esquema de comércio ilegal de mercúrio, com destino para uso em garimpos ilegais na Amazônia.

Com o nome de ‘Operação Hermes Hg II’, a ação cumpriu 34 mandados de busca e apreensão, sendo 1 no Amazonas, 3 no Rio de Janeiro, 29 no Mato Grosso e 1 em São Paulo.

Pessoas físicas e empresas legalizadas/fachada estão entre os suspeitos. Além dos mandados, os suspeitos tiveram cerca de R$ 2,9 milhões em bens bloqueados.

De acordo com a PF, a investigação indicou que o esquema usava uma empresa de Paulínia em Campinas (SP), para dar credibilidade ao comércio de mercúrio, uma vez que a instituição era autorizada no ramo.

A empresa também usava suas atividades para produzir créditos falsos de mercúrio no sistema do Ibama e a partir daí direcionava os créditos para empresas de fachada que ajudavam a transcorrer o produto até os garimpos clandestinos.

O Aeroporto Internacional de Viracopos era usado pelo grupo para o transporte do mercúrio. O produto, que é altamente tóxico, era usado em garimpos ilegais no Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Mato Grosso.

Os envolvidos na operação poderão responder por comércio e uso ilegal de mercúrio, organização e associação criminosa, receptação, contrabando, falsidade documental e lavagem de dinheiro.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário