Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Placar para tornar Bolsonaro inelegível fica em 3×1 e TSE suspende sessão

Os ministros André Ramos Tavares e Floriano Azevedo votaram com o relator, Benedito Gonçalves
Especial Publicitário
Empresário - agressão - Alexandre de Moraes
(Fotos: Alejandro Zambrana / TSE)

Brasil – O placar para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível ficou em 3 a 1 durante a sessão desta quinta-feira (29), no Supremo Tribunal Eleitoral (STF), que suspendeu a votação e deve retomá-la nesta sexta-feira (30). Votaram com o relator da ação, o ministro Benedito Gonçalves, os ministros André Ramos Tavares e Floriano Azevedo. Já o ministro Raul Araújo foi contrário à ação.

André Ramos defendeu seu voto afirmando que o ex-presidente utilizou “mentiras grosseiras e distorções severas” durante a transmissão.

“Com a roupagem de debate público, o investigado [Jair Bolsonaro], na realidade, proferiu sérias acusações sem estar amparado minimamente por um acervo comprobatório que sustentasse tais conjecturas, incorporando a seu discurso invenções, mentiras grosseiras, fatos forjados, distorções severas. Não é pouco, mais do que mentiras, forma-se um pool de perturbações severas à democracia e às instituições com intuito eleitoral”, disse na votação.

A ação que pede pede pela inelegibilidade de Bolsonaro foi impetrada pelo PDT que alega abuso do poder político do ex-presidente durante reunião com embaixadores no ano passado. Durante o evento, o então presidente deixou dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro e utilizou a TV pública e as redes sociais para transmitir a reunião.

Os quatro ministros que votaram até agora defenderam a absolvição do então candidato a vice, Walter Braga Netto.

Restam os votos dos ministros Cármen Lúcia, Nunes Marques e, por último, Alexandre de Moraes, que serão lidos na sexta-feira (30). A maioria para fixar qualquer entendimento é atingida com quatro votos.

Leia mais:

Lula alfineta Michel Temer e Bolsonaro sobre ‘golpe’ na democracia; assista

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário