Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Raridade: Homem nasce com orgãos invertidos no Brasil

Em São Paulo, um homem foi diagnosticado com Situs Inversus
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução/Facebook/Alessandro Guerra Prudente)

BRASIL – Em São Paulo, um vendedor descobriu que tem Situs Inversus, condição onde os órgãos estão posicionados no lado errado do corpo.

Alessandro Guerra Prudente, de 23 anos, vivia com uma leve aceleração no peito sem nunca entender o motivo, foi quando resolveu ir ao médico para tratar um problema gástrico que acabou sendo surpreendo com os exames médicos e descobriu a condição.

O vendedor foi diagnosticado com Situs, Inversus, uma condição rara que tem incidência de apenas 0,1 da população mundial. No caso de Alessandro, exames de imagem mostraram que o fígado do rapaz estava no lado esquerdo do abdômen, ao contrário de onde normalmente está, no lado direito.

O baço do homem também estava no lugar invertido, aparecendo na direita ao invés do comum, que seria à esquerda. Apesar de raros, os casos de Situs Inversus não afentam o funcionamento dos órgãos.

Surpreso com a situação, Alessandro disse: “Nunca imaginaria que tinha nascido com os órgãos invertidos. Eu tinha problemas de gastrite e fiz um exame de ultrassom total para investigar. A médica não estava achando os órgãos onde eles deveriam estar. Quando falei que sentia uma aceleração do lado direito do peito, ela mudou a posição da máquina e viu o meu coração lá. Foi uma surpresa para todo mundo”.

Outros profissionais da saúde que estavam no hospital onde o vendedor foi atendido entraram na sala onde o exame era apresentado impressionados com a situação rara. “Eu fiquei muito assustado. Eles perguntam: ‘Você sabia que é uma raridade no mundo?’. Mas eu não sei se isso é bom ou ruim. Não sei se isso pode me trazer alguma complicação no futuro”, disse Alessandro.

De acordo com o cirurgião geral Lúcio Lucas Pereira, coordenador do Centro Cirúrgico do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, A inversão ocorre durante o desenvolvimento embrionário e se concentra apenas nos órgãos do tórax e do abdômen.

“É uma anomalia congênita autossômica recessiva. É como se, no momento da formação, o embrião trocasse os lados. Os que deveriam ficar do lado esquerdo, vão para o direito e vice-versa”, explicou o doutor.

Os médicos acreditarem que Alessandro tem a versão Totalis, mas os exames ainda não tem diagnóstico completo. O laudo confirma apenas os órgãos invertidos na cavidade abdominal.

SOBRE A SITUS INVERSOS

Dependendo dos órgãos que são afetados, a anomalia pode ser classificada em cinco tipos:

Situs Inversus Totalis – quando todos os órgãos localizados no tórax e no abdômen estão invertidos.

Situs Inversus Parcial – quando apenas alguns órgãos estão do lado errado.

Situs Inversus Abdominal – onde somente os órgãos da região abdominal estão invertidos.

Situs Ambiguous – quando o baço está ausente ou duplicado, o fígado está na linha média do corpo ou quando há sinais de má rotação intestinal.

Dextrocardia – quando o coração se encontra do lado direito.

Tratamento

Pacientes com a condição não precisam ser submetidos a nenhum tratamento ou procedimento para inversão dos órgãos. “Caso seja submetido a algum procedimento cirúrgico torácico ou abdominal, por qualquer motivo, eles devem avisar a equipe médica sobre a inversão dos órgãos (para evitar erros)”, disse o dr. Lúcio Lucas Pereira.

LEIA MAIS:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário