Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Recordar é viver: há 13 anos Iron Maiden protagonizava um espetáculo no coração da Amazônia

Aproximadamente 25 mil pessoas lotaram o Sambódromo de Manaus para testemunharem a apresentação do Iron Maiden. Saiba mais
Especial Publicitário
iron maiden recordar espetáculo amazônia

Manaus – Fundada no ano de 1975, em Londres, a banda de heavy metal Iron Maiden ultrapassou fronteiras e conquistou fãs e admiradores ao redor do mundo com seu ritmo pesado, apresentações dinâmicas e letras memoráveis em seus discos.

O Iron Maiden realizou apresentações inesquecíveis, entre elas, no Rock in Rio de 1985 e 2001. Porém, o destino fez com que a “Donzela de Ferro” desembarcasse no coração da Amazônia.

Bruce Dickinson, Steve Harris, Dave Murray, Adrian Smith, Nicko McBrain e Janick Gers protagonizaram no dia 12 de março de 2009, em Manaus, um dos maiores shows já realizados na história do Amazonas.

A banda estava promovendo a segunda fase da turnê Somewhere Back In Time World Tour, e Manaus foi escolhida para o pontapé inicial da expedição do grupo em solo brasileiro. O show aconteceu no Sambódromo de Manaus e contou com a presença de, aproximadamente, 25 mil pessoas, entre crianças, jovens e “tiozões”.

O autônomo Fábio Amaral, 30, é um grande fã do Iron Maiden. Ele contou ao Portal Tucumã como foi sua reação quando viu um anúncio que a banda iria fazer um show em Manaus.

“Minha reação foi incredulidade e espanto. Embora Manaus tenha recebido, em 2008, shows de bandas como Scorpions, Nightwish e do Halloween. Na minha opinião, o Iron Maiden é basicamente a maior banda de heavy metal da história. Manaus nunca tinha recebido algo tão grandioso”, falou.

Desembarque em Manaus

A banda fez apresentação única em solo amazonense, mas causou uma grande movimentação entre os fãs manauaras. O Iron Maiden chegou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Zona Oeste da capital, no famoso Ed Force One, aeronave que leva o nome do monstro que representa a banda

Diversos fãs marcaram presença no aeroporto para recepcionar a banda. Bruce Dickinson, Steve Harris e companhia sentiram o calor humano que somente Manaus sabe oferecer.

“Apesar da logística, o povo manauara, assim como todo brasileiro, sabe recepcionar e atender as expectativas que uma banda espera ter”, disse a secretária administrativa Laura Camila do Nascimento, 36, que também acompanhou o show o Iron Maiden.

A chegada do Iron Maiden foi aguardada com muita expectativa – Foto: Divulgação

A banda fez um passeio de barco durante a estadia em Manaus Eles visitaram o Encontro das Águas, comunidades ribeirinhas e a tradicional culinária amazonense. Na época, o vocalista Bruce Dickinson ficou encantado com o passeio e chegou a dizer que seria “diferente tocar na Amazônia”.

É chegada a hora

O Iron Maiden entrou no palco por volta das 21h, porém, diversos fãs já marcavam presença na entrada do Sambódromo horas antes do show começar. Em clima de euforia, o público fez filas quilométricas nas proximidades do Estádio Vivaldo Lima (hoje Arena da Amazônia) e aguardavam o momento de abertura dos portões.

A professora Silvia Ribeiro, 35, era uma das pessoas presentes na fila de espera para o show do Iron Maiden. Ela relatou ao Portal Tucumã que passou por uma experiência, no mínimo, curiosa.

“Eu não consegui comprar o ingresso, mas fui para o Sambódromo com meus amigos. Minutos depois que a apresentação iniciou, conseguimos entrar. O som e a iluminação estavam perfeitos, sem contar a qualidade da estrutura do palco. A banda fez parte da minha juventude e escuto até hoje.”, relembra.

O show do Iron Maiden começou a todo vapor com a música Aces High, do álbum Powerslave, de 1984, levando o público ao delírio. Clássicos como The Trooper, Run To The Hills, Hallowed Be Thy Name e The Number Of The Beast também marcaram presença no repertório da banda.

Durante o show, o vocalista Bruce Dickinson fez interações com a plateia e demonstrava estar feliz por se apresentar no coração da Amazônia. Laura Camila disse ao Portal Tucumã um momento marcante durante a apresentação.

“A introdução da música Fear Of The Dark é, na minha opinião, um momento marcante do show. Não só eu, mas todo o público, entramos em um mundo completamente insano. Todo mundo cantou a música a plenos pulmões e chamou atenção, inclusive, dos membros da banda. Foi Perfeito”, conta.

Hoje o baixista e fundador do Iron Maiden, Steve Harris, comemora mais um aniversário. Na época do show, ele foi homenageado pelos fãs, que cantaram parabéns durante a apresentação.

Representatividade

Em 46 anos de carreira, o Iron Maiden lançou 26 álbuns, e realizaram várias turnês no mundo inteiro. A última apresentação da banda em solo brasileiro aconteceu no Rock in Rio de 2019, que fez parte da turnê Legacy of The Beast World Tour.

A banda continua atraindo fãs das mais diversas faixas etárias Brasil afora, em Manaus não é diferente. Embora estejam com uma idade bem avançada, os integrantes do Iron Maiden demonstram agilidade e força de garotos quando estão no palco.

Fábio Amaral ressalta que o Iron Maiden tem um significado importante na sua vida.

“O Iron Maiden foi responsável me introduzir no mundo do heavy metal. Para mim, a banda tem suma importância, não só por me apresentar o estilo, mas também apresentar outras bandas, consumir produtos e me aprofundar em assuntos relacionados ao heavy metal”, reitera.

Visão do público – Foto: Acervo/Bruno Lopes

Laura Camila destaca que tem orgulho de ser admiradora do Iron Maiden. “O grupo tem um elo que liga a banda com cada fã, seja quando a pessoas está no ventre, até o ancião. Isso é ser fã”, conclui.

A banda estava com shows marcados no Brasil, entre eles, no Rock in Rio 2021. Mas a passagem do grupo em terras brasileiras precisou ser adiada para 2022 devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Foto: Acervo/Bruno Lopes e Divulgação

Leia também: Kiss deve adiar shows no Brasil por causa da pandemia da Covid-19

Guitarrista amazonense homenageia cantor Zezinho Côrrea em live neste sábado (13)

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário