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Análise: Redes sociais como vitrine para candidatos às vagas municipais nas eleições de 2024

Confira a análise do especialista em Marketing Político, Lucas Pimenta, sobre o uso das redes sociais na disseminação de conteúdo
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Redes sociais - vitrine política
(Foto: Freepik / Ilustração Portal Tucumã)

Manaus (AM) – Faltando quase um ano para a realização das eleições municipais para a escolha de vereadores e prefeitos em todo o Brasil, marcada para ocorrer no dia 6 de outubro de 2024, a movimentação nas redes sociais já é bem intensa e é possível perceber que alguns dos nomes cotados para concorrer à Prefeitura de Manaus já vêm se articulando por meio das plataformas digitais. 

As redes sociais há tempos vem sendo uma grande aliada na disseminação de conteúdos, principalmente políticos, e é uma vitrine para o pré-candidato ou candidato que quer arrebanhar mais eleitores por meio dessas plataformas.

Em Manaus, alguns nomes já despontam nas pesquisas eleitorais, como o do prefeito David Almeida (Avante) que tentará a reeleição; o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que embora ainda não declarou a pré-candidatura, já aparece nas pesquisas; o nome de Roberto Cidade (União Brasil), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam); Coronel Menezes, dentre outros que inclusive já começam a movimentar suas redes sociais para 2024.

Nos últimos meses, é possível perceber que estes políticos já fazem uma movimentação em suas redes sociais, seja para falar de si próprio, dos seus feitos na gestão, bem como para contra-atacar os adversários.

Narrativa correta

Para o jornalista e especialista em Marketing Político, que atua em São Paulo e em todo o Brasil, Lucas Pimenta, o segredo da atuação nas redes sociais é fazer a narrativa funcionar, além de quanto antes começar a desenvolver estes conteúdos, mais fácil será para o candidato que pretende fixar uma ideia na mente do eleitorado, que também compartilha com seu círculo de relações.

“O grande segredo para uma narrativa funcionar, ou seja, você mostrar que a sua versão da verdade é a correta, o eleitor comprar essa versão da verdade é a repetição ao longo do tempo, Então, assim, quanto mais cedo você iniciar a mostrar a sua versão da verdade a levar aquilo que você acredita que é certo e que é errado para o eleitor mais fácil vai ser dele entender que aquilo é verdade ele comprar a sua versão da verdade e ele passar, inclusive, a compartilhar a sua versão da verdade. Quando você é convencido de que uma opinião é a correta, de que uma visão de mundo é a correta, a tendência é que você leve essa visão para mais pessoas que você fale no seu círculo familiar ,na mesa do almoço do domingo, então assim, por isso os políticos começam tão cedo”, ressaltou o especialista.

Campanha intermitente nas redes

Lucas Pimenta também destacou que com o advento das redes sociais aliadas à política, a pré-campanha é intermitente durante todo o ano e não mais só de dois em dois anos ou nos 45 dias de campanha regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“A questão das redes sociais, onde o político precisa se comunicar o tempo todo, mudou isso. Antigamente, fazia-se campanha a cada 2 anos. Agora, a campanha não tem fim porque a pré-campanha é o tempo todo, Fora os 45 dias de campanha, porque o político o tempo todo precisa tá se comunicando, precisa tá falando com o eleitor e, principalmente, impondo sua narrativa, sua verdade”, pontuou.

Análise de cenário

O especialista em Marketing Político também já avaliou o posicionamento de alguns nomes em Manaus, tanto nas redes sociais quanto nas pesquisas eleitorais e destacou que o atual prefeito David Almeida e o deputado Amom Mandel são bem avaliados no meio digital por possuírem redes sociais consolidadas.

“A gente tem aí é o atual prefeito, que inclusive eu já fiz um levantamento, ele tem, além de uma das maiores aprovações do Brasil, ele também tem uma rede social forte entre os prefeitos de capitais. Eu fiz um post recente sobre isso, em que ele [David Almeida] tem uma, além de ter, acho que entre as 5 maiores aprovações do Brasil ele tem uma das 3 ou 4 maiores redes sociais entre os prefeitos de capitais. Então assim, é um candidato que tem feito um bom trabalho nas redes, mostrado aquilo que tem feito, imposto a narrativa dele”, disse Lucas Pimenta enfatizando que aqui em Manaus o deputado Amom Mandel também tem força nas redes, no entanto, não é favorito à cadeira da prefeitura”, destacou pimenta complementando que nas pesquisas eleitorais quem ainda lidera é David Almeida.

“Do outro lado, um outro nome que eu enxergo muito, competente, principalmente nessa comunicação digital, muito talvez mais competente nesse digital que o próprio atual prefeito é o Amon Mandel, que é o deputado federal e que teve uma enorme votação, a maior votação de deputado federal proporcional do Brasil. Ele tem esse trabalho de rede social muito forte, é muito forte nas redes sociais, mas quando você pega, é as as, principalmente as últimas pesquisas aí em Manaus você vê que esse trabalho da rede social dele ainda não se reverte em intenção de voto ou em favoritismo. Prefeito mesmo sendo menos, é adepto ou menos prático ou menos eficiente nas redes sociais, o atual prefeito acaba tendo mais, é intenção de votos, saindo mais favorito e tal”, pontuou.

Entretanto, ainda não se dá para ganhar uma eleição apenas com a divulgação de conteúdo nessas plataformas, pois a campanha “corpo a corpo” ainda faz a diferença, mas é possível conquistar muitos desses seguidores e torná-los eleitores fiéis com uma boa divulgação nestes espaços, haja vista pelo alcance que as redes têm nos dias atuais. Lucas detalhou que as redes sociais ajudam, mas não são suficientes para fixar votos.

“Isso mostra que uma campanha não é feita só por rede social. É importante começar antes. É importante impor sua narrativa antes. É importante mostrar para o eleitor a sua versão da verdade antes, ao longo do tempo, repetindo ao longo do tempo. Mas não é só isso que basta, tem muitos outros, muitos outros componentes que fazem um candidato forte à rede social, é um deles, mas está longe de ser o principal”, finalizou a análise.

Sobre o especialista

Lucas é jornalista formado pela Anhembi Morumbi, com especialização em Marketing Político pela PUC-SP, com trabalhos na comunicação da Prefeitura de São Paulo

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