A repórter do Portal Tucumã, Vanessa Oliveira, participou do programa Tucumã Notícias, apresentado por Arthemisa Gadelha, na tarde desta quarta-feira (06).
Ela e o cinegrafista Welkem Lima foram responsáveis pela cobertura em um assalto que resultou em sete pessoas da mesma família de reféns no conjunto Fazendinha, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, na última terça-feira (05).
Vanessa participou nas negociações da polícia com o assaltante identificado como Michel de Souza Moraes, 27. Ela contou o passo a passo da ação.
“Eram duas janelas, uma entrada e outra de saída. O Michel (assaltante) estava no fundo com a arma. Houve um momento que ele pede minha entrada na residência, mas sem o escudo. Fiquei de frente com ele. O major Heber tomou todo cuidado comigo durante a ação pensando na minha integridade”, falou.
A repórter também contou que o assaltante solicitou a presença da imprensa, principalmente de uma repórter mulher, e que fossem transmitidas imagens em tempo real.
Pensamento na família
Na teoria, o repórter é o profissional de comunicação responsável por transmitir as informações das notícias. Durante a matéria, é necessário trabalhar o lado psicológico. Vanessa também contou como conseguiu agir diante da situação.
“O assaltante só iria liberar os reféns com a presença de repórter, preferência mulher. Rapidamente me coloquei a disposição. A cada passo que eu dava tinha certeza que estava calma, minha mente agia de uma forma, mas o corpo agia de outra. O coração bateu forte”, conta Vanessa.
O cinegrafista Welkem Lima também foi entrevistado. Ele se mostrou emocionado na ação policial e relatou que pensou na sua filha recém-nascida.
“Nesse momento passa inúmeras coisas na nossa mente, pensei primeiramente na minha filha que tem um ano e nove meses, mas na hora tomei coragem para fazer esse trabalho”, disse Welkem.
Reconhecimento
A coragem de Vanessa Oliveira foi reconhecida por diversos profissionais de comunicação, um deles foi o Sikera Junior, apresentador do programa Alerta Amazonas, da TV A Crítica. Ele aplaudiu a repórter e disse que gostaria de conhecê-la.
Choro
No final do programa Vanessa foi homenageada com a música Maria Maria, interpretada pela cantora Elis Regina. Ela não conseguiu segurar a emoção e chorou ao vivo no estúdio. “Nossa, eu sou muito chorona”, disse a repórter.
Confira a homenagem.
Por João Paulo Castro