Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Representantes de escolas particulares discutiram retorno das aulas durante Fórum

O debate vai acontecer até a quinta-feira (25).
Especial Publicitário
Escolas privadas
Escolas privadas

Cerca de oitenta representantes de escolas particulares do Amazonas participaram nesta terça-feira (23) do primeiro dia do Fórum da Educação Particular do Amazonas. O evento, virtual, trata das orientações e iniciativas que as instituições do segmento da Educação Infantil e Fundamental I estão tomando com a retomada das aulas presenciais, prevista para o dia 6 de julho.

Promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), o fórum é gratuito, transmitido através da plataforma Zoom, e encerra na quinta-feira (25).

Na abertura do evento, a presidente do Sinepe-AM, Elaine Saldanha, destacou a importância da união da categoria neste momento desafiador. “Para isso, o sindicato tem buscado oferecer todo suporte às instituições quanto as medidas necessárias de prevenção do contágio do Coronavírus. Temos muita preocupação do quanto o setor possa ser impactado, por isso, inclusive, temos orientado escolas não-associadas”, disse.

Entre as ideias que foram apresentadas pelos representantes das escolas particulares estavam as alternativas sustentáveis e de baixo custo de pias que podem ser instaladas em espaços estratégicos das escolas, totens com dispensers de álcool em gel e divisórias para o distanciamento social e para aumentar a proteção contra o Covid-19.

Na Escola Igapó, por exemplo, a gestora Renata Mourão Rivas comentou que a instituição aderiu ao uso de mesas retráteis de compensado para reforçar o distanciamento dos pequenos durante as atividades na sala de aula.

Durante o evento, a vice-presidente do Sinepe-AM, gestora da Escola Meu Caminho e Meu Caminho Baby, Laura Cristina Vital, destacou que além da importância da higienização, adesão de EPI’s e triagem, é essencial que as escolas trabalhem o impacto psicológico que a pandemia está trazendo para as crianças e os colaboradores. 

“Para isso, precisamos pensar em alternativas para orientá-las de forma lúdica sobre a importância das medidas de segurança”, disse Laura. Estórias em quadrinhos, criação de personagens de combate ao Covid-19, manuais e promoção de rodas de conversas on-line foram algumas das sugestões.

Representantes do sindicato frisaram a retomada em escalonamento das atividades, dependendo de realidade de cada instituição, através de revezamento de turnos e alterações de jornadas, para reduzir fluxos, aglomerações e contatos de alunos, educadores e demais funcionários das instituições.

Programação do Fórum

Até quinta-feira (25), o Sinepe-AM realiza o Fórum da Educação Particular do Amazonas. O evento acontece das 15h30 às 17h30 e traz especialistas e gestores dos segmentos educacionais para dar orientações e trocar experiências no setor privado com a flexibilização do isolamento social no Amazonas.

Dia 24, o fórum vai abordar os segmentos do Ensino Fundamental II, Médio e Profissional, com a presidente do Sinepe-AM e mantenedora do Centro de Ensino Literatus, Elaine Saldanha, e com o diretor de Legislação e Normas do Sinepe-AM e gestor do Colégio Palas Atena, Paulo Sérgio Ribeiro.

E, no dia 25, o Ensino Superior estará em pauta no bate-papo online. Os convidados serão o presidente do Instituto Educações, Rony Siqueira, e o mantenedor do Centro Universitário Fametro, Wellington Lins de Albuquerque.

Professores, coordenadores, gestores e mantenedores interessados em participar do Fórum da Educação Particular do Amazonas podem se inscrever através do link https://bit.ly/ForumdaEducacaoParticular. Mais informações pelo WhatsApp do Sinepe-AM: (92) 9 9114-2865.

Com informações da Assessoria

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário