Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Republicanos ganha espaço no Brasil e elege oito prefeitos no AM

No Amazonas , a sigla conseguiu eleger oito prefeitos o que corresponde 12,9% das prefeituras municipais do Estado e que assumirão a partir de 1º de janeiro de 2021
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação)

Ao términos da realização do segundo turno das Eleições Municipais de 2020, no último domingo (29), o partido Republicanos entrou na lista dos dez maiores do País, sendo o mais conservador deles. O Republicanos conseguiu eleger 211 prefeitos e 2.572 vereadores em todo o Brasil.

A conquista do partido pode facilitar o aumento da bancada federal no Congresso Nacional nas próximas Eleições Gerais de 2022, que elegerá presidente, vice-presidente, senador, deputado estadual e federal. A nova marca do partido superou os 183 vitoriosos do Partido dos Trabalhadores (PT).

Das grandes cidades, o partido vai governar Vitória, Campinas e Sorocaba, conquistadas no segundo turno, mas já havia expandido sua atuação como força eleitoral com conquistas no primeiro turno em pequenos e médios municípios. .

Sem amarras ideológicas e com apetite por espaços no governo, o Republicanos apoiou os últimos três presidentes da República: Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer. Atualmente abriga, ainda que “de passagem”, dois dos filhos parlamentares de Jair Bolsonaro: o vereador no Rio Carlos Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro (RJ).

Na bolsa de apostas, é um dos partidos aos quais o presidente pode escolher se filiar para a reeleição em 2022.

Amazonas

No Amazonas , a sigla conseguiu eleger oito prefeitos o que corresponde 12,9% das prefeituras municipais do Estado e que assumirão a partir de 1º de janeiro de 2021. Entre eles: Nathan Macena, no Careiro; Beto D’Ângelo, em Manacapuru; Regis Nazaré, em Anori; Pastor Edir Castelo Branco, em Maraã; Sales, em Tonantins; Ceceu, em Santo Antônio do Içá, Jander Barreto, em São Sebastião do Uatumã.

O oitavo eleito é Gibe, que ganhou na cidade de São Paulo de Olivença, porém ele teve o registro de candidatura cassado na última sexta-feira (27), pelo Ministério Público Eleitoral, por fraude em documento de escolaridade.

No estado o presidente da sigla é o deputado federal Silas Câmara. Em Manaus, o candidato do partido era o deputado federal Capitão Alberto Neto que não conseguiu passar do primeiro turno. Ele teve 76.576 mil votos ficando na sexta colocação.

Origem

O Republicanos foi criado há 15 anos com incentivo de líderes evangélicos. O partido surgiu em 2003, tendo como maior nome o ex-vice-presidente José Alencar. Desde 2011, a legenda é dirigida por Pereira, bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus e ex-diretor da Record TV.

Com informações UOL

Leia mais: Pela 1ª vez, PT fica sem nenhuma representação no executivo municipal nas capitais brasileiras

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário