Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Ricardo Salles vira réu por exportação ilegal de madeira

Segundo a denúncia, Salles “proporcionou condições favoráveis para a representação de interesses privados em detrimento do interesse público"
Especial Publicitário
Ricardo Salles
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Brasil– O ex-ministro do Meio Ambiente no governo de Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) se tornou réu, nessa segunda-feira (28) em ação de exportação de madeira ilegal. A denúncia foi formulada pelo Ministério Público Federal (MPF), quando Salles ainda era ministro, e acatada pela 4ª Vara Federal Criminal do Pará.

O ex-presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Eduardo Bim e outros servidores do instituto também são investigados no caso.

Na ocasião da denúncia, Salles e outros 20 servidores são investigados pelos crimes relacionados a corrupção passiva, crimes contra a Flora, promoção, constituição, financiamento ou integração de organização criminosa em emissões de certidões e ofícios em desacordo com as orientações técnicas da instituição para liberar madeira de origem brasileira apreendida nos Estados Unidos.

Segundo a denúncia, Salles “proporcionou condições favoráveis para a representação de interesses privados em detrimento do interesse público pela nomeação de servidores, que não possuíam capacidade técnica para ocupar cargos estratégicos do Ibama relacionado à fiscalização”.

A Justiça do Pará também pontua que Ricardo Salles teve um encontro com representantes de empresas envolvidas no esquema e servidores do Ibama para exportar madeiras do Pará, usando do “foro privilegiado” do cargo de ministro.

Nas redes sociais, Salles afirma que tudo é uma falácia. “Procuradores apresentaram denúncia das madeiras contra mim e os coronéis da PM que trabalhavam comigo (alguma surpresa !?!) , contrariando, inclusive, conclusões do próprio delegado do caso. Veremos. Tenho certeza que a seriedade e imparcialidade do Judiciário demonstrarão a falácia ali contida. Avante”, escreveu no Twitter.

Leia mais:

Lula assina medida provisória para taxar fundos de super-ricos

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário