Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Rio Negro aumenta 21 centímetros; municípios do interior permanecem em estado de emergência

Conforme dados da Defesa Civil, a seca severa afetou até o momento 637 mil pessoas no Amazonas
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação Semcom)

Manaus (AM) – O Rio Negro apresentou um aumento de 21 centímetros nos últimos quatro dias em Manaus. De acordo com informações do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, todos os 62 municípios do Amazonas permanecem em estado de emergência.

Na Calha do Juruá, a estação de referência no rio, localizada em Itamarati, registrou um aumento de 28 cm nos últimos 5 dias. Próximo à nascente da calha, em Guajará (Cruzeiro do Sul), o nível do rio subiu 392 cm no mesmo período.

Na Calha do Purus, a foz do rio em Beruri apresentou um aumento de 18 cm nos últimos 5 dias. Em Humaitá, na Calha do Madeira, houve um acréscimo de 106 cm durante o mesmo período.

Quanto à Calha do Solimões, a estação de referência em Tabatinga subiu 2 cm nos últimos 5 dias. Em Fonte Boa, o rio aumentou 2 cm, enquanto em Manacapuru registrou um aumento de 15 cm nesse período.

Na Calha do Amazonas, a cidade de Itacoatiara viu um acréscimo de 22 cm nos últimos 5 dias. Já na Calha do Negro, na porção média em Barcelos, foi registrada uma diminuição de 6 cm, enquanto em Manaus houve um aumento de 21 cm nos últimos 5 dias.

Conforme dados da Defesa Civil, a seca severa afetou até o momento 637 mil pessoas no Amazonas, equivalente a 159 mil famílias.

Veja também:

As águas do Rio Negro voltaram a subir marcando, nesta quinta-feira (21), um nível acima dos 17 metros. O processo de cheia iniciou no fim de novembro, deixando a população esperançosa para a subida do rio.

Desde o dia 25 de setembro, as águas do rio estavam abaixo dos 17 metros, o que preocupava e afetava diretamente muitos municípios do Amazonas.

A seca histórica foi a pior registrada em 121 anos, deixando as águas no negro abaixo dos 13 metros.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário