Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Rio Negro chega a 13,13 metros após nível descer pelo 3° dia consecutivo

A estiagem já afeta todos os 62 municípios
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – O Rio Negro desceu 9 centímetros em três dias consecutivos e o nível chegou a 13,13 metros nessa sexta-feira (10), de acordo com os dados do Porto de Manaus.

Conforme o boletim de monitoramento hidrometeorológico da bacia do Amazonas, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil, foram registradas descidas também em trechos dos rios Amazonas, Solimões e Branco.

Com temperaturas fora do comum, o Amazonas está vivendo a pior vazante da história. A situação levou ao governador do estado, Wilson Lima, decretar situação de emergência em 55 municípios.

A estiagem já afeta todos os 62 municípios. Segundo dados da Defesa Civil, o Amazonas tem 598 mil pessoas afetadas pela seca severa, ou 150 mil famílias.

Veja também:

Nesta sexta-feira (10), o Rio Negro desceu mais 5 centímetros, registrando a cota de 13,13 metros, segundo o Porto de Manaus. Já é o terceiro dia seguido de redução, com 9 centímetros de seca desde a última quarta-feira (8). Causando fenômeno conhecido como “repiquete”.

Em termos de expectativas, o período de vazante tinha que acabar após o rio subir 52 centímetros em 11 dias, entre 28 de outubro a 7 de novembro.

Na quarta e quinta-feira, o nível do Rio Negro desceu 2 centímetros, registrando a mesma marca na quinta-feira (9) e mais 5 centímetros nesta sexta.

A seca de 2023 é a pior já registrada em 121 anos, desde que o sistema de medição foi estabelecido, quando marcou 12,70 metros.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário