Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Rio Negro sobe 44 centímetros em seis dias após recorde de maior seca

Atualmente, a cota do rio é de 13,14 metros
Especial Publicitário
Rio Negro
(Foto: Edilânea Souza / Portal Tucumã)

Manaus (AM) – Desde a última sexta-feira (27), o nível do Rio Negro em Manaus aumentou em 44 centímetros. No entanto, essa elevação ainda é gradual, com um acréscimo diário de aproximadamente 5 a 8 centímetros. Atualmente, a cota do rio é de 13,14 metros.

Este ano, foi registrada a maior vazante do Rio Negro, atingindo a marca de 12,70 metros, o nível mais baixo desde 1902, quando se iniciou o monitoramento na capital amazonense.

Subida nos últimos dias

Depois de dois dias estável na marca de 12,70 metros na quinta e sexta-feira passada, o nível do Rio Negro está aumentando. A subida significativa das águas foi notada pelos técnicos do Porto de Manaus desde o fim de semana, sem repiquetes.

O Rio Negro interrompeu seu declínio na sexta-feira (27), quando atingiu uma estabilidade no nível de água, marcando zero centímetros, após a maior vazante da história. Agora inverte seu fluxo aquático, e rapidamente vem enchendo depois de ficar abaixo da cota da seca severa em 131 dias.

Segundo o Porto de Manaus, nos três dias anteriores, o rio registrou um acréscimo de 17 centímetros em seu nível de água. No sábado(28) o nível de subida foi de 12,75 m. Neste domingo (29) subiu mais 5 centímetros, chegando a marca de 12,80 m, nesta segunda (30), subiu mais 7 centímetros atingindo a cota de 12,87 metros.

O que traz mais preocupa nesse período de progressão das águas, segundo especialistas, é o repiquete. É quando as águas dos rios sobem devido às chuvas, e depois desce. O que este ano não aconteceu.

Veja matéria completa no link abaixo

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário