Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Sem paradas: População aguarda ônibus debaixo de sol e chuva em Manaus

População reclama da falta de paradas com coberturas e ausência de iluminação nesses locais.
Especial Publicitário

Os problemas com os pontos de ônibus em toda a cidade de Manaus são tantos que deixam os manauaras revoltados. A situação acontece até mesmo nas avenidas principais da cidade. Para os usuários, a precariedade da prestação do serviço é um absurdo devido ao alto valor da tarifa paga.

Na avenida Max Teixeira, uma das principais vias da capital, localizada na entrada do bairro de Flores e via de acesso ao bairro Cidade nova, e outros bairros da zona Norte, as pessoas aguardam o transporte coletivo com dificuldade, em paradas que não possuem abrigos. Assim, eles dizem que o jeito é aguardar o ônibus debaixo de sol ou chuva.

O aposentado Francisco Antunes Barbosa, 74, reclama desse problema. “É muito ruim porque não temos como nos proteger, passamos horas esperando o ônibus pegando sol e chuva”, lamenta o idoso.

A auxiliar de serviços gerais Raimunda Rodrigues de Araújo, 45, também não concorda com a falta de paradas com coberturas para os usuários. “Eu acho que é um descaso dos administradores da cidade para a população. Uma falta de respeito com as crianças, mulheres, idosos, deficientes, com a população em geral”, criticou ela que faz o trajeto todos os dias do trabalho e mora na zona leste da cidade.

O problema não é exclusivo das principais avenidas da cidade, a falta de paradas cobertas dentro dos bairros também deixa a população desamparada. A maioria das paradas de ônibus possuem apenas a sinalização indicando onde os veículos devem parar.

Mais a frente, nas proximidades do bairro Cidade Nova a falta de proteção para os usuários se repete. Na avenida Noel Nutels existem paradas, no entanto, a maioria está deteriorada, com telhas e bancos quebrados.  “Quando chove isso aqui fica horrível. Não temos onde nos abrigar. De todas as paradas de ônibus que têm aqui, essa é a única que tem cobertura e está desse jeito”, denuncia o autônomo Moisés dos Santos, 43.

Em entrevista a equipe do Portal Tucumã, a maioria dos usuários do transporte coletivo urbano, também reclama da falta de segurança nas paradas, muitas estão sem iluminação, os usuários acabam virando alvos fáceis para assaltantes.

Com informa o vendedor Robert Viana, de 35 anos. “Os assaltos nas paradas e dentro dos ônibus acontece praticamente todos os dias. As pessoas têm medo, mas a gente  precisa pegar ônibus por necessidade”, disse ele.

O Portal Tucumã entrou em contato com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) para saber se atualmente está sendo realizado um levantamento para a manutenção desses abrigos e a instalação de novos na cidade, e até o fechamento desta matéria, ainda não obtivemos resposta.

Texto: Carol Dias

Imagens: Júnior Amaral

Edição: Thiago Eduardo

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário