Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Senado instala CPI da Covid-19 após pressão do STF e da oposição ao Governo Federal; Acompanhe ao vivo

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco faz a leitura do requerimento de instalação de CPI para apurar irregularidades no combate à pandemia da Covid-19
Especial Publicitário
Senado instala CPI da Covid-19 após pressão do STF e da oposição ao Governo Federal; Acompanhe
Senado instala CPI da Covid-19 após pressão do STF e da oposição ao Governo Federal; Acompanhe

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), faz, nesta terça-feira (13), a leitura do requerimento de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades no combate à pandemia da Covid-19.

Após a leitura do requerimento, líderes partidários indicarão os nomes de senadores para compor a comissão e a Mesa da CPI.

Ainda não está definido quem serão o presidente e o relator da comissão. A base governista tenta ocupar a maior parte das cadeiras da CPI, mas enfrenta forte resistência da oposição, que é autora do requerimento original.

Os senadores governistas ainda tentam ampliar o escopo de investigação da CPI para que ela também investigue como governadores e prefeitos usaram recursos federais destinados ao enfrentamento da crise sanitária.

Outra divergência entre oposição e aliados do governo federal é sobre o funcionamento da comissão. A oposição quer adaptá-la para funcionar remotamente. Pacheco, contudo, defende que o trabalho ocorra presencialmente, demandando a necessidade de protocolos sanitários para operar.

Decisão judicial

A instalação da CPI decorre de decisão judicial proferida pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), na noite da última quinta-feira (8/4).

A determinação foi duro golpe para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), principal investigado da comissão, e para o presidente do Senado, que tentava segurar sua instalação.

Desde então, Bolsonaro e governistas vêm fazendo ofensiva para travar a comissão ou desviar o foco do governo federal.

Foto: Divulgação

Leia também: Rodrigo Pacheco dá desculpas para não pautar impeachment de ministros do STF

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário