Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Senado oficializa CPI que vai apurar ações do Governo Federal durante a pandemia

A meta dos senadores é concluir os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no prazo de 90 dias
Especial Publicitário
CPI-Senado-governo-federal
Relatives of patients hospitalised or receiving healthcare at home, mostly suffering of COVID-19, gather to buy oxygen and fill cylinders at a private company in Manaus, Brazil January 15, 2021. REUTERS/Bruno Kelly TPX IMAGES OF THE DAY

Manaus – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do Democratas, leu nessa terça-feira (13), em plenário, o ato de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia de coronavírus e do colapso da saúde no Amazonas, requerido pelo senador Randolfe Rodrigues, do partido Rede .

Também foi lido o requerimento do senador Eduardo Girão, do Podemos, para incluir nas atribuições da CPI a investigação de denúncias de fraudes e desvios de recursos repassados pelo governo federal a estados e municípios.

Rodrigo Pacheco destacou que a CPI terá limites para investigar prefeitos e governadores.

Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso concedeu uma decisão liminar aos senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru, os dois do Cidadania, reconhecendo que o pedido de criação da CPI feito pelo senador Randolfe Rodrigues estava de acordo com a Constituição e que a comissão deveria ser instalada.

Após essa decisão, o Senado incluiu o tema na pauta dessa terça-feira. Já o plenário do Supremo deve julgar esse assunto nesta quarta.

A leitura dos requerimentos de criação da CPI da covid em plenário é formalmente o primeiro passo. O próximo é a instalação da comissão, com a definição do presidente, do relator e dos integrantes do colegiado, o que deve ocorrer em até 10 dias.

A meta dos senadores é concluir os trabalhos da CPI em 90 dias.

Por Agência Brasil
Foto: Bruno Kelly/Reuters

Leia também: Covid-19: Marcelo Ramos critica Ministério da Saúde por não divulgar cronograma de vacinação

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário