domingo,

28 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Surto de varíola dos macacos pode virar pandemia, dizem médicos

Segundo alguns especialistas, é "muito provável" que o surto vire uma pandemia
Especial Publicitário
varíola dos macacos brasil casos suspeitos
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Brasil – Conforme o mais novo boletim do ministério da Saúde, são 1.721 registros de infectados no território nacional, sendo que três em cada quatro foram detectados no estado de São Paulo.

No mundo, de acordo com levantamento feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros órgãos, foram registrados 28.220 infectados, em 2022, sendo 27.875 em países que historicamente não relataram doentes por monkeypox — entre eles, o Brasil.

Por conta dos dados e do surto da doença em todo mundo, especialistas afirmaram ao SBT News que há a possibilidade de o monkeypox se tornar uma pandemia.

“Se o conceito da pandemia for de uma doença que se transmite nos cinco continentes de forma sustentada, que pode ter algum impacto na saúde de uma maneira geral, isso pode se tornar”, pontuou a doutora em infectologia e professora da Universidade Estadual de Campinas, Raquel Stucchi

Ainda segundo ela, o número de novos casos da doença deve continuar crescendo, no Brasil e no mundo em geral, nas próximas semanas, e de forma exponencial, devido a três fatores: o período de incubação da doença — ou seja, o tempo que vai do contato com o vírus até o aparecimento dos primeiros sintomas — é “muito longo”, ficando em cerca de 20 dias; a pessoa pode demorar para perceber que está com monkeypox mesmo quando surgem as primeiras lesões na pele, porque podem ser confundidas com espinhas ou pelos encravados, por exemplo, e, assim, transmitir a enfermidade para outros indivíduos.

Ainda de acordo com ela, falta desde o início do atual surto no mundo, em maio deste ano, orientação sobre a doença para a população em geral, para os profissionais da saúde que podem vir a atender os pacientes e para o grupo que mais vem adoecendo — homens que fazem sexo com homens e bissexuais.

O infectologista Paulo Sérgio Ramos, chefe da área assistencial de doenças infecciosas e parasitárias do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, afirma ser “muito provável” que o surto virará pandemia. “O crescimento do número de casos, sem possibilidade imediata de acesso ao imunizante, é um cenário bastante desconfortável. Inclusive a OMS já emitiu o alerta de emergência de saúde pública de interesse internacional”, acrescentou o especialista.

Vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde classificou a varíola dos macacos como emergência global em 23 de julho.

Com informações do SBT News

Leia mais: Amazonas confirma o quarto caso de Monkeypox, neste sábado (6)

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata