Pesquisar
Close this search box.

Usina de oxigênio é enviada pelo governo para Borba

A iniciativa faz parte das ações previstas no Programa Saúde Amazonas
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução)

Amazonas – O Governo do Amazonas entregou, nesta sexta-feira (21), uma usina de oxigênio para o município de Borba (a 151 quilômetros de Manaus). A usina, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), vai funcionar no Hospital Regional Vó Mundoca. O investimento faz parte do Programa Saúde Amazonas, de modernização e estruturação das unidades de saúde do estado.

A capacidade de produção da usina é de 30 metros cúbicos por hora, suprindo a necessidade do hospital, que possui 53 leitos, e das nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, beneficiando mais de 33 mil pessoas.

A SES-AM cuidou da logística e transporte da usina para o município, com o apoio do Exército Brasileiro.

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, a iniciativa faz parte das ações previstas no Programa Saúde Amazonas, através do qual o Governo do Amazonas tem feito investimentos para a modernização e estruturação das unidades, além do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A usina, explicou a secretária de Saúde, tem um dispositivo que permite a produção de oxigênio que vai, também, contribuir para o fornecimento às unidades de saúde dos municípios vizinhos, como Nova Olinda do Norte e Novo Aripuanã.

Segundo a secretária executiva adjunta de Regionalização da SES-AM, Rita Almeida, a instalação da usina deixará o município autossuficiente na produção de oxigênio, não havendo a necessidade de carregar os cilindros em cidades próximas ou até mesmo na capital.

“A usina vai abastecer a unidade hospitalar e as UBSs, que vão poder encher os cilindros na usina, que possui buster, dispositivo específico para isso”, explicou.

Leia mais

Submarino desaparecido: Oxigênio acabou nesta quinta-feira (22)

A previsão acerca do tempo disponível de oxigênio no submarino que desapareceu em meio ao Oceano Atlântico, durante expedição até os restos do Titanic, acabou por volta das 7h desta quinta-feira (22). A estimativa foi realizada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos.

Titan, nome dado ao submarino do caso, propriedade da empresa OceanGate, desapareceu no último domingo (18), enquanto transportava cinco passageiros.

Veja matéria completa no link abaixo

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário