Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Vídeo: ‘Bengala da floresta’: Tatu-canastra é flagrado acasalando pela primeira vez em vida livre

Especialistas apontam que os tatus-canastra podem viver mais de 20 anos
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução)

Mundo – Um dos ditados mais antigos dizia que o “amor está no ar”, mas dessa vez podemos dizer que o amor está no meio da estrada, pois foi nela que uma cena inusitada foi registrada: dois tatus-canastras estavam acasalando bombaram nas redes sociais. Não há informações de onde o caso foi registrado.

A cena repercutiu bastante nesta semana, principalmente pelo fato de ser o primeiro registro do acasalamento da espécie. As imagens impressionam por retratar o que por anos só foi possível supor pelos cientistas que estudavam esses animais.

VEJA VÍDEO:

O pesquisador Arnaud Desbiez, coordenador de um projeto que estuda a espécie explica: “Esse vídeo é absolutamente inédito e excepcional. O projeto tatu-canastra existe desde 2010 para estudar a espécie e nunca flagramos nada parecido. É a primeira vez que vemos a cópula de tatus-canastra em vídeo dessa maneira”.

Tatu-canastra (Priodontes maximus)

Especialistas apontam que os tatus-canastra podem viver mais de 20 anos e estão atualmente ameaçados de extinção, estando presentes na categoria ‘Vulnerável”. Entre as 21 espécies existentes de tatus, essa é a maior delas. Espalhado principalmente pela parte Sul do continente, a espécie pode ultrapassar os 50 quilos e passa a maioria do tempo embaixo da terra, raramente sendo vista.

Os tatus-canastra são solitários e noturnos, passando o dia em tocas. Também se enterram para escapar de predadores, sendo incapazes de rolar completamente em uma bola protetora. Em comparação com as de outros tatus, suas tocas são incomumente grandes, com entradas medindo em média 43 centímetros (17 polegadas) De largura e normalmente abrindo para o oeste.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/D7QIRQn

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário